Saúde apresenta Relatório Anual de Gestão de 2021 à Câmara de Aracaju

Saúde
07/04/2022 16h53

Em sua primeira apresentação no plenário da Câmara Municipal de Aracaju após o período restritivo de audiências presenciais por conta da pandemia, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, divulgou nesta quinta-feira, 7, o 3º Relatório Detalhado Quadrimestral e o Relatório Anual de Gestão de 2021, documentos de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS).
 
Durante a apresentação, a gestora da pasta destacou resultados alcançados e respondeu a questionamentos dos vereadores. Entre os dados explanados, a redução do absenteísmo dos procedimentos de MAC (Média e Alta Complexidade). A meta era reduzir o absenteísmo dos procedimentos de MAC de 45,9% (referência 2020) para 40%, e teve como resultado redução para 21,9%.
 
Ainda sobre atendimentos, Waneska ressaltou os 949.175 atendimentos clínicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, tanto por médicos, enfermeiros e dentistas, quanto por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

“No Dia Mundial da Saúde, de forma gratificante apresentamos as ações realizadas no ano de 2021, fazendo uma prestação de contas. Notadamente há uma melhoria significativa dos serviços que são prestados, apesar de estarmos vivenciando dois anos de uma pandemia, em que a equipe trabalhou para controlar essa situação na capital, não esquecendo as demais necessidades da população, no que diz respeito à saúde de uma forma geral”, pontuou a gestora. 

Líder do governo na Câmara, o vereador Professor Bittencourt destacou a importância da discussão sobre as demandas da saúde, e o quanto essa prestação de contas contribui para a difusão dessas informações para a população. 

“É muito importante essa apresentação. Primeiro que essa casa acaba reverberando todas as demandas da sociedade de Aracaju, e a Saúde é sempre uma demanda muito importante, uma secretaria muito complexa, e trazer todas as informações desse quadrimestre contribui com o esclarecimento da população. Os próprios questionamentos dos vereadores são nesse sentido, e a secretária tem sido, como sempre, muito técnica, muito clara, precisa na transmissão desses dados, o que nos ajuda muito no processo de difusão e prestação de contas das ações executivas à população", considerou. 

O vereador Fabiano Oliveira avaliou de forma positiva os dados apresentados e reforçou o papel da Câmara enquanto ente fiscalizador. “A Prefeitura de Aracaju tem uma equipe de gestores preocupada com a qualidade dos serviços, e essa prestação de contas em uma audiência, mostrando todos os dados e a forma de trabalhar, com uma gestão preocupada, acima de tudo com a transparência. Nós vereadores, que somos fiscalizadores da gestão estamos satisfeitos com o temos visto, obviamente, cobrando, cada dia mais, a melhoria em alguns serviços”, disse. 

Capacitações e linhas de cuidado
Ainda durante a audiência, entre os vários resultados divulgados, a secretária abordou as capacitações realizadas junto aos profissionais da rede municipal de saúde, bem como a implementação das Linhas de Cuidado, que fazem parte do Planejamento Estratégico da SMS.
 
De acordo com Waneska, foram promovidas capacitações sobre a Sala de Vacina – Campanha de vacinação; Equipe de Enfermagem do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD); Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil; Entubação Orotraqueal e Parada Cardiorrespiratória; Fórum Perinatal; Oficina com gestores referente à Linha do Cuidado LGBTQIA+ e Qualificação das recepções dos serviços de saúde para acesso inclusivo através da Linguagem de Sinais LIBRAS (básico).

A secretária explica que fazem parte do Planejamento Estratégico a implementação das Linhas de Cuidado Materno-infantil e Mulher; Doentes Crônicos e da Saúde do Idoso. E para garantir o acesso da população LGBTQIA+, salientou ela, também está em construção uma linha de cuidado que terá as UBSs Antônio Alves e Maria do Céu como unidades piloto para essa implantação.

Nesse sentido, durante o espaço para participação dos membros da Câmara, a vereadora Sheila Galba salientou a importância do acolhimento dos pacientes com câncer nas Unidades Básicas de Saúde, ao passo que a secretária destacou a criação da linha de cuidado de neoplasias. 

“Ao Município compete a prevenção. E preocupada com isso, a Secretaria da Saúde de Aracaju criou a linha de cuidado dos pacientes que têm neoplasia, para que eles possam ser identificados de uma forma mais ágil em nossa Atenção Primária, e o fluxo desse paciente seja conhecido, para onde ele será encaminhado e o tempo de espera para alguns exames. E dentro daquilo que é de competência do Município, trabalharemos para que  o usuário tenha isso respeitado”, afirmou Waneska. 

O vereador Breno Garibalde parabenizou a secretária pelo trabalho desenvolvido, elogiou a infraestrutura de algumas unidades de saúde e foi informado pela gestora sobre a previsão de construção da UBS Humberto Mourão e sobre o cronograma de manutenção desenvolvido pela pasta para as unidades da rede.