Carreta Oftalmológica estará no bairro Santos Dumont, a partir da próxima segunda-feira, dia 25

Saúde
19/04/2022 15h35

Mesmo com o feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, 21, os atendimentos oftalmológicos ofertados por meio do Programa Ver a Vida serão realizados nos dois pontos onde estão instalados os consultórios móveis, no bairro Santa Maria (no estacionamento da UBS Celso Daniel) e no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, bairro Industrial. As pessoas com consulta agendada nessa data devem comparecer no horário e local marcados. Até o momento, foram realizadas 174 consultas e 143 encaminhamentos para cirurgia, sendo 120 de catarata e 23 de pterígio. 

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem por objetivo zerar a fila de espera por atendimento oftalmológico, que atualmente soma mais de seis mil usuários aguardando consulta. Até esta quinta-feira, 21, o caminhão instalado no bairro Santa Maria atenderá os usuários das Unidades Básicas de Saúde Celso Daniel, Oswaldo Leite, Elisabeth Pita e Roberto Paixão, localizadas nos bairros 17 de Março e Santa Maria. 

“A partir da próxima semana, esse caminhão será deslocado para o bairro Santos Dumont, contemplando os usuários das unidades básicas daquela região. A Secretaria vem regulando os pacientes que estão na fila de espera e àqueles usuários que ainda não buscaram seu encaminhamento devem se dirigir à sua UBS de referência para atualizar seu cadastro e receber sua guia”, explica o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.

Programação da semana

O Programa Ver a Vida é uma estratégia destinada a usuários do Sistema Único de Saúde que estão aguardando liberação para consulta oftalmológica. Desta forma, para ter acesso ao serviço, o usuário que já teve sua solicitação inserida no sistema, deve buscar sua Unidade Básica de Saúde para atualizar o cadastro e receber a nova guia para consulta a ser realizada em uma das unidades itinerantes. O atendimento nas carretas acontece das 6h às 15h, com 170 consultas por dia.

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, o consultório itinerante estará instalado ao lado da UBS José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont. Até o dia 30, neste ponto, serão atendidos os usuários das UBSs José Machado, Renato Mazze Lucas, João Oliveira, Francisco Fonseca e José Quintiliano. 

“Durante a próxima semana, o consultório montado no Aracaju Parque Shopping realizará as cirurgias dos usuários já atendidos nas consultas. A cada semana, uma nova remessa de unidades será contemplada pelo programa, por isso é importante que as pessoas busquem suas unidades para fazer o seu agendamento, munidas de documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência de Aracaju. Após receber o encaminhamento, na data marcada para a consulta e procedimento, o usuário deverá comparecer com esse documento e seu cartão SUS”, reforça Seif Brito.