Prefeitura continua com inscrições para Clube de Corrida em dois polos da Academia da Cidade

Saúde
19/04/2022 15h18

Com a proposta de oferecer um treinamento específico para quem quer começar a correr ou já corre e busca uma orientação para obter um melhor rendimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com as inscrições abertas para o Clube de Corrida em dois polos do Programa Academia da Cidade (PAC), nos bairros Bugio e Cirurgia (Centro de Criatividade).

De acordo com a referência técnica do PAC, Aline Guimarães, mesmo em um ano pandêmico, muitas atividades foram suspensas e o sedentarismo na população aumentou muito. Conforme pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais de 60% dos brasileiros ficaram sedentários na pandemia. 

“Com o intuito da redução direta de indicadores em saúde para doenças crônicas [diabetes, hipertensão, obesidade e sobrepeso], a SMS investe na política da prevenção e alerta. Afinal, este é o nosso papel: cuidar da saúde da população. Por isso, seguimos com as inscrições abertas para o clube de corrida em dois polos”, explica.

Inscrições

A função da Academia da Cidade, enquanto clube de corrida é melhorar a atividade do usuário que já pratica e orientar profissionalmente quem deseja começar a correr, melhorando os rendimentos do aluno, evitando lesões e reforçando os exercícios de fortalecimento dos membros inferiores.

“Se o aluno já participa do PAC, é só se inscrever presencialmente nos polos do Bugio ou do Centro de Criatividade. Caso a pessoa ainda não seja aluno de nenhum polo, é necessário para realizar a inscrição, que pode ser pelo link no site Prefeitura de Aracaju https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe472ucwUGKNlEv0YDqwRxlBZCCdh8CRBtKoI9OdLMN-Ag5ew/viewform, ou presencialmente no próprio pólo do bairro Bugio ou Cirurgia”, enfatiza.
Documentos necessários

Para inscrição é necessário o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o número do prontuário eletrônico. Depois da inscrição, o futuro aluno vai participar de uma anamnese, que consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente.

Horário das Aulas

As aulas serão realizadas duas vezes por semana, no turno da tarde, inicialmente, no polo do Bugio, às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h; no polo do Centro de Criatividade as aulas serão as terças e sextas-feiras, das 16h30 às 17h30. O corredor deve seguir todos os protocolos sanitários, principalmente, o de evitar aglomeração e o uso obrigatório de máscaras.

Pausa dos Polos Luzia e América 

A partir da próxima segunda-feira, 25, os polos dos bairros Luzia e América estarão temporariamente fechados, devido à falta de professores. A SMS está convocando novos profissionais.

“Outra mudança que está acontecendo é na agenda de atividades no polo do bairro Augusto Franco, que passou a ser nas terças, quartas e quintas-feiras, no mesmo horário, das 5h30 às 7h30, e das 15h30 às 17h30. Com isso, continuamos normalmente com atividades nos polos em seis bairros, 18 do Forte, Santa Maria, Jabotiana, Santos Dumont, Cirurgia e Bugio”, orienta.