Saúde de Aracaju participa de aula inaugural de pós-graduação em Saúde e Ambiente

Saúde
11/05/2022 16h30

Com o objetivo de apresentar a Rede de Saúde de Aracaju e as estratégias da vacinação contra a covid-19, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, participou de Aula inaugural do curso de Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), nessa terça-feira, 10.

A gestora destacou a importância de se trabalhar atrelado à ciência, planejando e executando ações que ofertem assistência e segurança à população, como a vacina contra à covid-19.

“Sempre estivemos do lado da ciência e contamos com parcerias de professores e de pesquisadores para propor projetos e propostas de políticas públicas úteis à sociedade. A Unit teve uma importância muito grande na ampliação da vacinação contra a Covid-19, sendo ponto de vacinação de junho a outubro de 2021. Aqui, vacinamos mais de 65 mil pessoas. Também firmamos parceria para atuação de alunos de enfermagem na vacinação, com supervisão de docentes”, explica. 

Waneska apresentou as estratégias de combate à pandemia como o MonitorAju, Aracaju pela Vida, testagem em espaços públicos por meio do TestAju; filômetro, vacinação itinerante, vacinação nas escolas, implantação de Unidades exclusivas para atendimento de síndrome gripal, implantação do Centro de Síndrome Gripal, contêineres exclusivos no hospital Fernando Franco entre outras.

“A ações executadas pela Secretaria foram e são planejadas de acordo com nosso monitoramento semanal de indicadores, documento que traz informações sobre internações, atendimento, óbitos", destacou Waneska.
 
Interface
“Estamos certos que esta casa sempre manterá uma interação extremamente positiva para todas as oportunidades dadas pela SMS aos nossos alunos, usufruindo dos dados ofertados e sedimentados através do conhecimento científico. Esperamos poder dar continuidade a outras ações”, afirmou o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes e Presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Diego Menezes.

Coordenadora do Programa de Pós-graduação da Unit, Margareth Sena elogiou o trabalho intersetorial desenvolvido pela Secretaria.  “Ela é uma gestora que dialoga bastante a questão da interface da Saúde. Outra coisa muito interessante é a intersetorialidade que foi montada para o combate a covid-19, esse foi um dos critérios para que convidássemos a secretária para palestrar nesta aula inaugural, trazendo experiências exitosas para os novos alunos do curso de doutorado e mestrado em Saúde e Ambiente”, disse.