Programa Anjos Azuis contribui para a formação cidadã de estudantes da rede municipal

Guarda Municipal
11/05/2022 18h11

Na tarde desta quarta-feira ,11, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou mais uma ação educativa conduzida pelo programa Anjos Azuis. A atividade voltada aos alunos da rede municipal de ensino, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes e contemplou estudantes com idade a partir dos 10 anos.

A apresentação, que teve como temas a empatia e o respeito aos colegas, visa fomentar atitudes positivas dentro do ambiente escolar e gerar questionamentos acerca de ações que possam vir a ser prejudiciais, tanto física quanto psicologicamente. Esse conteúdo foi transmitido a partir de recursos lúdicos, como teatro de fantoches e atividades interativas.

Para garantir a atenção dos jovens e a melhor compreensão da mensagem, o guarda municipal Moura explica que são realizadas adaptações, conforme a faixa etária atendida a cada apresentação, como ocorreu para o público contemplado nessa ocasião.

"Nessa idade a gente busca, ao máximo, tentar interagir com eles. Utilizamos uma linguagem mais simples, menos formal, com referências relacionadas a aspectos das redes sociais, de maneira que eles possam ficar mais atentos à apresentação", pontua o guarda municipal, que integra o programa Anjos Azuis.

O diretor da Emef Professora Thétis Nunes, Isau Vinícius, ressalta a importância da discussão dos temas propostos pela GMA. "Eles ajudam na socialização, tendo em vista, especialmente, que as crianças estavam há dois anos em casa e voltam para o espaço escolar, para ter, novamente, uma socialização", ressalta.

A atividade de fixação do conteúdo consistiu em um quiz. "O intuito dessas atividades é aproximar ainda mais o público, para, inclusive, demonstrar que estamos aqui para protegê-los, para incentivá-los e ajudá-los a serem cada dia melhores", afirma o GM Moura.