Aracaju realizará II Conferência Municipal de Saúde Mental nos dias 18 e 19

Saúde
12/05/2022 15h52

A Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizará a II Conferência Municipal em Saúde Mental, com o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, no auditório Antônio Alves, vizinho à Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento contará com a participação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), eleitos como representantes nas Conferências Livres e, de acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS, Chenya Coutinho, a ideia é que a Conferência Municipal seja um dispositivo que ouve diretamente o usuário.

“Ouvir e construir coletivamente essa política é o que nós queremos. Na capital sergipana, a Política de Saúde Mental investe no cuidado e liberdade, e esse investimento é corroborado pela população, que busca serviços em liberdade, com base no território, próximo à família, serviços que não vão excluir, tirar e colocar essa pessoa em outro lugar. São serviços com base nos territórios, é uma validação da população sobre o que o Município está fazendo e a forma como ele está conduzindo essa política”, explica Chenya.

Eixos de discussão
Entre os assuntos debatidos estão: cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. 

“Todas as propostas aprovadas nas conferências livres compõem o relatório final e foram encaminhadas à comissão organizadora desta II Conferência Municipal de Saúde Mental de Aracaju, onde também serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual em Sergipe. Os eleitos seguirão para a V Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que acontecerá ainda este ano e terá como eixo central ‘Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos’”, enfatiza Chenya Coutinho.

Programação da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental:

Dia 18 (Todos interessados podem participar)

14h – Apresentação Cultural
14h30 – Mesa de Abertura
15h – Palestra Magna
16h – Homenagens
17h – Coffee Break

Dia 19 (Somente podem participar os delegados eleitos nas Conferências livres temáticas)

8h às 9h30 – Credenciamento
8h30 – Trabalho em Grupo
9h40 – Coffee Break
10h – Trabalho em Grupo
12h - Almoço
13h – Entrega de Moções
13h30 – Plenária Final
16h – Eleições
17h – Cerimônia de Encerramento