Forró Caju 2022: com dois palcos, evento celebra a diversidade musical

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2022 16h08

Retornando ao modelo tradicional, após dois anos de edições online, por conta da pandemia de covid-19, o Forró Caju 2022, realizado pela Prefeitura de Aracaju, contará com uma grande estrutura, de maneira que as quase 100 atrações preparadas para os dias de festa tenham o necessário para boas performances, garantindo o entretenimento ao público. 

Durante os dias 23, 24, 25, 26, 28 e 29 de junho, dois palcos, que homenageiam grandes artistas nordestinos, Luiz Gonzaga e Gerson Filho, estarão dispostos na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais. 

A ideia é promover a diversidade, celebrar a cultura e tradições locais, e, ao mesmo tempo, dar aos aracajuanos e turistas a chance de ver de perto artistas que já se consolidaram no cenário municipal, seja em Sergipe ou Brasil afora. 

O nome Luiz Gonzaga dispensa maiores apresentações. Conhecido como o “Rei do Baião”, e detentor de um número expressivo de canções que fazem parte da memória coletiva nacional, ele dá nome ao palco que receberá as atrações com maior envergadura na cena nacional. 

“O palco Luiz Gonzaga também reserva espaço para a música sergipana, são 12 artistas locais, do total de 30 atrações. Possui a mesma qualidade do ponto de vista da formação de artistas e programação, mas com apelo mais aberto, do grande público. São artistas que carregam consigo um maior número de pessoas. São artistas que, quando se apresentam no Luiz Gonzaga, incendeiam aquela praça. Esse palco tem valor já consolidado, um dos mais importantes palcos da música nordestina”, aponta o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Considerado um dos mais influentes sanfoneiros do país, por tudo que fez em sua carreira como instrumentista, seja acompanhando Clemilda (também ícone da música sergipana) ou com outros artistas de qualidade inegável, Gerson Filho nomeia o palco que terá majoritariamente apresentações de artistas locais e quadrilhas.

“O Gerson Filho é o chamado virtuose, ele está no padrão de Renato Borghettii, Oswaldinho, Dominguinhos. Ele estabeleceu um novo estilo para a sanfona de oito baixos, o chamado pé de bode, com discos instrumentais maravilhosos. Dá nome a um palco extremamente valorizado do ponto de vista da qualidade das apresentações, espaço com um caráter menos comercial, com muita presença de instrumentistas. É um palco privilegiado para o artista sergipano que, nas seis noites do Forró Caju, contará com a apresentação de 30 artistas, inclusive, com a volta das quadrilhas juninas, que é outra linguagem rica e importante do nosso folclore”, explica o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia. 

Independente do palco escolhido para acompanhar a festa, uma coisa é certa: não faltará música de qualidade feita por artistas que compreendem o significado das tradições juninas.