Remapeamento de áreas territoriais modifica público de UBSs do Santa Maria e do 17 de Março

Saúde
24/05/2022 13h00

Para reorganizar áreas de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando o remapeamento das áreas de cobertura de suas UBSs. Com isso, alguns usuários precisam atualizar cadastro na nova unidade de atendimento portando cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência. 

A medida atende políticas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), as quais determinam que cada equipe de Saúde da Família precisa ter por volta de quatro mil usuários. A reformulação possibilita não apenas uma melhoria no fluxo nos atendimentos da rede básica, mas também o fortalecimento na prevenção de doenças e promoção da saúde, de forma integral e contínua.

“Esse trabalho também é relevante, uma vez que é com base na atualização dos dados, que o Ministério da Saúde disponibiliza recursos para financiar as equipes de saúde da família. A partir dessa verba e das demandas populacionais, evidenciadas pelas equipes da atenção básica, a SMS pode viabilizar a contratação de mais profissionais, abertura de novas unidades, ou ampliação das que já existem”, reforça a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Nádia de Assis.

Para melhor atender o público, a Secretaria Municipal da Saúde solicita que os usuários alterem seus cadastros e acordo com a lista de endereços. Por exemplo, moradores das Onilda Azevedo, Caros Santos Alves, Manoel Messias, L2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9, A10, A11, A12, Travessa A3, Travessa A9, Frei Reginaldo, Fabio Anchieta, Beatriz de Souza, Cesar Augusto Leite, Da Paz, Canal Santa Maria, Gasoduto, Alexandre Alcino, Invasão Delegacia passarão da Osvaldo leite para Elizabeth Pita. 

Já os moradores da Rua A1, A2, A, B, C, D, E, F, G, M, Arrozal, Antiga Invasão Arrozal, Alexandre Alcino (da Fábrica oriental até o Ponto Banese) passarão da Osvaldo Leite para Celso Daniel. 

Já os moradores das ruas Nova Liberdade, Nova Esperança, Novo Paraíso, Travessa D (Recanto da Asa), Travessa Três, Travessa Rosa Azul, Travessa Agnaldo Dantas, Rosa Azul, Alexandre Alcino (Ponta da Asa), Condomínio Horto, Invasão Maria do Carmo, Extensão vale do Amanhecer passarão da Osvaldo Leite para Roberto Paixão.