Central telefônica da Saúde de Aracaju registra cerca de 100 mil ligações em 2022

Saúde
24/05/2022 14h25

Implementada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a central telefônica 0800 729 3534 é um dos principais canais de comunicação entre a população e alguns serviços da Rede de Saúde da capital. No balanço do primeiro quadrimestre de 2022, foram registradas 99.935 ligações (entre realizadas e recebidas), somando todos os serviços disponíveis.

A partir da central, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a covid-19, bem como registrar ouvidorias de denúncias, reclamações, sugestões ou solicitações ou ter acesso a diversos serviços, como apoio psicológico e marcação de consultas.
“A central telefônica, além de modernizar os serviços de saúde, proporciona mais comodidade e segurança aos usuários, que precisam agendar consultas ou buscar informações. Essa modernização está inserida em nosso Planejamento Estratégico e, mesmo com tantos desafios, conseguimos avançar bastante. Implementamos, no início da pandemia, a central com o 0800 e seguimos com esta importante estratégia” explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Serviços da Central Telefônica
Os serviços ofertados pelo 0800 729 3534 funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção do Serviço de Apoio Psicológico, que está disponível até às 19h.

Opção 1– MonitorAju

Criado para monitorar casos suspeitos e confirmados de covid-19, além de ser um canal para tirar dúvidas sobre a pandemia, o MonitorAju é um serviço que pode ser acessado por qualquer aracajuano, opção 1, o serviço atende pessoas com sintomas associados a síndromes gripais, em isolamento domiciliar ou que estão aguardando resultado do exame para covid-19. Nos primeiros quatro meses deste ano, o MonitorAju registrou 33.933 ligações, entre realizadas e recebidas.

Opção 2 – Ouvidoria

Para registrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou solicitações sobre algum serviço ofertado pela rede de saúde, o usuário tem disponível a Ouvidoria da Saúde, através do 0800, na opção 2. Este ano já foram computadas 12.712 ouvidorias.

Opção 3 - Serviço de Apoio Psicológico

Com o objetivo de auxiliar a população no desafio de encarar as limitações impostas pela pandemia, bem como as diversas situações resultantes dela, o Serviço de Apoio Psicológico é o único serviço que funciona até às 19h. Ao ligar pelo 0800 729 3534, opção 3, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo, que irá acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, desejando alguma orientação, ou mesmo um diálogo com algum profissional especializado em saúde mental. Até o momento foram registradas 8.889 ligações.

Opção 4 - Pré-natal

Gestantes que desejarem iniciar ou dar continuidade ao pré-natal também podem realizar o agendamento de suas consultas através da central, discando a opção 4. O agendamento será feito para a Unidade à qual a gestante esteja vinculada, bastando apenas que ela compareça no dia e horário marcados. Este ano foram computadas 2.346 ligações para esse serviço. 
 
Opção 5 - Clínico Geral

Na opção 5 da central telefônica, o usuário poderá agendar consultas para clínico geral nas UBSs. Já foram realizadas 19.324 ligações.

Opção 6 – Consultas para criança 0 a 2 anos

O serviço de agendamento de puericultura (acompanhamento periódico) para crianças de 0 a 2 anos, está ativo através da opção 6. Foram realizados 1.127 agendamentos. 

Opção 7 – Odontológica

Para as pessoas que buscam atendimento odontológico eletivo, que inclui serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, basta agendar pela opção 7. Somente este ano, a central telefônica recebeu 23.221 ligações.