Prefeitura capacita profissionais e prestadores de serviços turísticos

Formação para o Trabalho
25/05/2022 15h33

Com foco em fortalecer o turismo inclusivo na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), promoveu a oficina intitulada "Turismo e Acessibilidade" que certificou 21 profissionais e prestadores de serviços turísticos. A capacitação possui carga horária de 6h e aconteceu nos dias 23 e 24 na a Escola do Legislativo (Elese).

O objetivo da oficina é tornar a atividade turística em Aracaju ainda mais inclusiva. Desta forma, é preciso capacitar quem atua nesse segmento, possibilitando a melhor experiência turística para a pessoa com deficiência (PCD).

A capacitação foi ministrada pela instrutora e mestranda em Turismo, Cristina Santos, que tem os seus estudos voltados para a acessibilidade. No encerramento da oficina, ela ressaltou a importância da Fundat e Semict intermediar essa qualificação para os profissionais, não somente da capital, mas também do Estado.

“No decorrer da oficina, foi passado para os alunos o conhecimento necessário para quebrar os tipos de barreiras e como atender esse cliente. O certo é chamar de cliente e não de pessoa com deficiência. Também abordamos sobre os tipos de deficiência como a física, a auditiva e entre outros. Além disto, colocamos na prática o que foi aprendido para que o profissional saiba como recepcionar esse cliente em Aracaju”, afirma a instrutora.

A oficina também oportuniza a ampliação do currículo profissional dos guias de turismo. Com isso, traz benefícios para o cliente e o prestador de serviços desse setor, pois é essencial saber atender a clientela para atrair esse público que vem turistar na cidade. Dessa maneira, é possível alavancar o turismo em Aracaju e trazer outras perspectivas de acessibilidade. 

O guia de turismo, Ivo Leite, 46, conta que essa oficina é necessária porque lida diretamente com pessoas.

“É fundamental que o profissional saiba lidar com as pessoas com deficiência, e só sabe tratar dessa questão a partir do conhecimento com quem passa e entende a dificuldade e as necessidades desses clientes. Para nós, guias de turismo, é de grande importância ter uma oficina como essa e sendo ministrada por uma instrutora PCD”, ressalta Ivo. 

A participante Maria José, 38, é guia de turismo e acha pertinente que esse tipo de capacitação exista entre os profissionais. “A importância dessa oficina é nos ensinar como lidar com esse cliente que possui alguma deficiência. Por isso, é interessante saber tratar esse público, principalmente, no momento de colocá-lo no atrativo”, relata Maria.