Com equipe multidisciplinar, novo prédio do Caps AD Primavera atende 350 usuários

Saúde
31/05/2022 16h56

O novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, gerido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregue há pouco mais de um mês, tem ofertado atendimento diferenciado, com ampliação de oficinas e demais atividades em grupo na unidade. Atualmente, são 350 usuários acompanhados por essa unidade que, gradativamente, estão retornando ao serviço, após a reorganização dos fluxos das atividades elaboradas pela equipe multidisciplinar, mantidos sem gerar desassistência aos usuários.

No Caps AD Primavera, atuam mais de 35 profissionais, entre médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, oficineiros, profissionais de educação física e farmacêuticos. Essa equipe multidisciplinar é responsável pelo acompanhamento de usuários com idade a partir dos 30 anos, em situação de vulnerabilidade e com questões decorrentes do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. 

“Sabemos que o advento da pandemia trouxe um agravamento das questões de saúde mental de uma maneira geral, e estamos acompanhando o aumento da demanda em vários serviços da rede. Com a entrega do novo prédio, os usuários e familiares estão sendo acolhidos com maior comodidade, mais espaço e uma oferta ampliada de possibilidades terapêuticas”, afirma a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Camilla Martins.

Ainda segundo a coordenadora, essa vivência no novo espaço tem sido especial para muitos usuários. “Há um forte sentimento de acolhimento e familiaridade no novo espaço, já que este era o espaço onde o Caps funcionava anos atrás. Com o retorno, a fala constante que escutamos dos usuários é que “o CAPS AD Primavera voltou para casa”, declara Camilla. 

Oficinas

Atualmente, o CAPS AD Primavera oferta 16 oficinas de naturezas diversas, visando a reinserção do usuário no contexto social. Há, ainda, a previsão de ampliação das ofertas nos próximos meses. Para além das oficinas, são realizadas escutas individuais, consultas médicas (psiquiatria e clínica geral), atividades no território, grupos temáticos, além de ações e articulações intersetoriais.

Na unidade, são ofertadas as seguintes oficinas: grupo de mulheres, oficina pedagógica, campeonato de dominó, atividade física com idosos, grupo Reviver, expressão corporal, oficina diversidade cultural e jogos, giro cultural, Mais Saúde, oficinas manuais, cotidiano em casa, roda de conversa teórico-vivencial, atividade externa, grupo de família, convivência musical e geração de renda.

Reforma

Para a reforma do prédio, onde atualmente funciona o Caps Ad Primavera, a Prefeitura de Aracaju realizou o investimento de R$940 mil, fruto do convênio com o Governo Federal. A reestruturação da unidade contemplou três consultórios, sala de atendimento, sala de acolhimento adulto, sala de acolhimento noturno, vestiários, refeitório, sala de observação, farmácia e posto de enfermagem. 

O espaço conta ainda com área de convivência e de oficina terapêutica, cozinha adaptada, e sala de costura para os projetos intersetoriais voltados à geração de renda.