Com previsão de continuidade da chuva, equipes da Prefeitura seguem monitorando a capital

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2022 16h41

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 31, as equipes da Prefeitura de Aracaju seguem monitorando a situação da chuva na cidade, em virtude do volume de precipitação registrado nas últimas horas. De acordo com a Defesa Civil de Aracaju, desde o início da madrugada, a capital já acumula 67 milímetros de chuva e, 130 milímetros, nas últimas 48h.

Até o final da manhã de hoje, foram registradas sete ocorrências por conta do mau tempo que tem predominado na cidade, sendo quatro deslizamentos de terra identificados nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Industrial e 18 do Forte; um alagamento no bairro 18 do Forte; um caso de risco de desabamento no Cidade Nova; além de uma ocorrência de queda de árvore no bairro Pereira Lobo.

Após um novo alerta recebido pela Defesa Civil, a previsão é de que as chuvas permaneçam na cidade pelas próximas horas, com menos intensidade, até a manhã desta quarta-feira, 1º de junho.

Em virtude da chuva desses últimos dias, contudo, o solo encharcado acende o alerta para que a população fique atenta a possíveis riscos, como explica o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania e coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado.

“O solo encharcado provoca risco de deslizamento de terra em regiões de encosta. As pessoas que moram nesses locais, devem ficar atentas para o caso de inclinação de postes e árvores. Dentro de casa, aumentar a atenção para o surgimento de possíveis trincas e rachaduras no piso e na parede, afundamento do piso, barulhos e estalos e, se identificado o risco iminente, deixar imediatamente suas casas e acionar a Defesa Civil do município”, ressalta Silvio. 

A Defesa Civil pode ser acionada através do serviço emergencial 199, disponível 24h, caso situações de anormalidade sejam identificadas. Os agentes estão de prontidão para realizar a devida avaliação de risco, com a adoção das providências necessárias, e para orientar a população.