Atrações musicais empolgam alunos da rede municipal na Caravana do Esporte e as Artes

Educação
31/05/2022 20h50

Desde o início da manhã desta terça-feira, 31, canto e melodia envolvem os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju que estiveram presentes nas oficinas artísticas da Caravana do Esportes e das Artes, evento realizado pelo Instituto Mpumalanga, que tem Aracaju como primeira capital a sediá-lo neste ano de 2022, e conta com o apoio da Prefeitura. Realizado na Estação Cidadania Radialista Carlos Magno, no bairro Bugio, o projeto segue até a próxima quinta-feira, 2.

A cantora Lia Sophia, natural de Belém do Pará, animou os estudantes na tarde desta terça, na Tenda da Música. A artista embalou canções e trabalhou musicalidade com as crianças. Segundo ela,  que está em Aracaju pela primeira vez, a música, a dança e a arte, como um todo, fazem bastante diferença na forma com que as crianças se desenvolvem e se expressam, não sendo apenas meios de entretenimento, mas poderosas ferramentas de transformação.

"Amei o envolvimento dos alunos. Os olhinhos brilham, eles cantam, tocam, interagem bem, e sei que isso vai ficar marcado na memória deles. Na minha vida profissional, procuro usar o meu trabalho, a minha voz, como instrumentos de inclusão, fazendo com que minha arte cumpra o seu papel social e contribuindo da maneira que eu posso na educação e na vida de pessoas. Fico muito feliz de poder contribuir com a Caravana e espero voltar em breve para Aracaju, trazendo meu show e chamando o público a dançar Carimbó", afirma Lia Sophia.

Na tenda, além da participação da cantora, os alunos realizaram exercícios sobre musicalidade, aprenderam sobre ritmo, melodia e voz, e utilizaram instrumentos de percussão. Músicas do folclore brasileiro, não tão conhecidas popularmente, foram apresentadas e trabalhadas com os estudantes.

A aluna Lorena Gabriela, que cursa o 4º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, conta que adorou conhecer de perto a Lia Sophia e aprender mais sobre musicalidade. "Está sendo muito legal estar aqui fazendo atividades e aprendendo mais sobre música. Em casa, eu canto para mim mesma e um dia quero fazer aula de bateria", relata.

Atividades diversas

A parceria com a Prefeitura de Aracaju com a Caravana é promovida por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O secretário da Educação do município, Ricardo Abreu, diz que o sentimento, neste momento, é de bastante alegria por poder contribuir com uma infância e adolescência aracajuana sadia.

"Nós, da Semed, ficamos muito agradecidos à coordenação da Caravana do Esporte e das Artes e à gentileza que nos foi feita pela vice-governadora Eliane Aquino, em nos inserir neste projeto. Recebemos este evento de coração aberto. Fazer com que os alunos da rede municipal tenham este contato com atividades esportivas e artísticas, renova o desejo das crianças e jovens de estarem na escola, porque eles sabem que este é um local onde estão protegidos, onde aprenderão conteúdos fundamentais e poderão desenvolver a linguagem do corpo e espírito como um cidadão do amanhã", expressa o secretário.