Prefeitura e Governo do Estado realizam seminário sobre enfrentamento à violência nas escolas

Educação
31/05/2022 18h48

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu nesta terça-feira, 31, o  Seminário Integrado de Enfrentamento à Violência na Escola, com o apoio da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte (Seduc). O evento, que aconteceu no auditório Antônio Vieira, no Siqueira Campos, visa reforçar os protocolos integrados no que diz respeito à violências no ambiente escolar.
 
O retorno às aulas presenciais, após dois anos de aulas remotas por conta da pandemia, tem se mostrado desafiador em todo o mundo, não somente no que diz respeito à aprendizagem, como também aos altos índices de violências registradas nas escolas.
 
A secretária-adjunta da Educação, Maria Antônia de Arimatéia, que representou o secretário Ricardo Abreu, falou da importância do trabalho em conjunto das redes. 

"Tivemos dois anos muito difíceis, mas isso não significa que teremos um ano fácil agora. Retornar para as atividades presenciais nos traz questões muito desafiadoras. Precisamos entender que para desenvolver a aprendizagem da melhor qualidade, precisamos resolver problemas que tiram o nosso foco e a violência é um desses problemas. Que bom que estamos juntos nessa missão", explana Maria Antônia.

Além da secretária-adjunta da Educação municipal, participaram da mesa de abertura o Diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, a representante da Seduc, Gilvânia Guimaraes, a secretária-adjunta da Secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Lilian Carvalho, a representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Elis Araújo, a representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Elaine Messias, e a promotora do Ministério Público, Maria Lilian Mendes Carvalho.

O seminário foi idealizado pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed) e contou com conferências sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e sobre o papel do profissional da Educação no enfrentamento a essa violência.

"Precisa haver uma agenda casada no que diz respeito ao enfrentamento à violência na escola. As escolas do Estado de Sergipe, em especial as localizadas em Aracaju,  apresentam esses problemas de violação dos diretos humanos e são problemas semelhantes. Muitos dos nossos profissionais atuam nas duas redes  e não pode haver diferença nos protocolos que orientam as ações a serem tomadas nos casos de violências nas escolas. O objetivo é um só, que é o da proteção da comunidade escolar como um todo", explica a coordenadora da Coped, Maira Ielena Nascimento.

Participaram do seminário gestores escolares das redes municipal e estadual de Educação, além de gestores de Centros de Referência da Asssitência Social (Cras), de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e conselheiros tutelares. "Queremos fazer com que a rede de proteção se junte para conversar sobre essa questão da violência que agora chega nas escolas. É importante saber qual limite que nós, profissionais da Educação, temos em nossas ações e precisamos da rede intersetorial para agir e conseguirmos dar conta dessa realidade", pontuou Maíra Ielana. 

Após as conferências, o público participante pôde compartilhar experiências e interagir com os conferencistas convidados. A Seduc levou para o seminário suas experiências relacionadas aos Direitos Humanos e a promoção da cultura de paz nas escolas.

"Aqui, estamos reafirmando nosso compromisso com as crianças e adolescentes neste retorno presencial. Durante o período afastados no contato físico, os laços de afeto e de ensino entre aluno e escola foram mantidos de forma afetuosa e inovadora. Agora, temos mais um desafio: além do resgate da aprendizagem, precisamos resgatar o convívio em harmonia no ambiente escolar", ressalta a gestora da Diretoria de Educação de Aracaju, vinculada à Seduc, Gilvânia Guimarães.

O seminário terá mais dois encontros. No dia 10 de junho, debatendo sobre rede de proteção: protocolos e experiências exitosas; e no dia 17 de junho, abordando a articulação da rede intersetorial loca, a relação entre família e escola e as experiências exitosas.