Caravana do Esporte e das Artes realiza seminário sobre inclusão e neurodiversidade

Educação
01/06/2022 21h43

Na noite desta quarta-feira, 1º, a Caravana do Esporte e das Artes, promovida pelos Institutos Esporte & Educação e Mpumalanga, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, realizou o seminário 'Educação e Neurodiversidade: desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas'. O debate foi voltado para professores de artes e de educação física e foi realizado na Estação Cidadania Carlos Magno, no Bugio.

Iniciado na última terça-feira, 31, e finalizado na noite desta quarta-feira, o seminário teve como objetivo refletir sobre o trabalho pedagógico nas escolas, para sensibilizar educadores e gestores e promover avanços no processo ensino aprendizagem inclusivo. Para isto, contou com diversos especialistas convidados que debateram com os professores participantes, entre outros temas, de que forma o movimento e a prática do esporte pode contribuir com o desenvolvimento de crianças neuroatípicas. 

"Como os especialistas colocaram aqui, a inclusão é lei. E debatemos a questão de minorias muito em outras perspectivas, como raciais e de gênero, e esquecemos que nessas perspectivas também existem pessoas com deficiência e diagnosticadas neuroatipicas. Queremos convidar para discutir arte, esporte e educação na perspectiva de uma real escola, que vai pensar num currículo inclusivo. A cultura, a arte e o esporte juntos podem colaborar nas questões de educação", pontua o mediador do debate, Denny Neves, que é professor de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e faz parte do Instituto Mpumalanga.

Entre os temas apresentados pelos conferencistas convidados nos dois dias, estiveram: Corpo e inclusão, O papel do Instituto Mpumalanga na formação educacional inclusiva, Integração da criança autista por meio da arte e da comunicação e Educação inclusiva com ênfase em autismo e Desenvolvimento Infantil e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 

Caravana

A Caravana do Esporte e das Artes, etapa Aracaju, iniciou na última terça-feira, 31, e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju para sua realização. A Caravana é realizada pelos Institutos Esporte & Educação e Mpumalanga e consiste em ações de educação por meio do esporte e das linguagens artísticas, voltadas para alunos do ensino fundamental, professores das redes públicas e profissionais e gestores públicos da Educação, do Esporte e da Cultura.

O evento acontece até esta quinta-feira, 2, na  Estação Cidadania Radialista Carlos Magno. Durante toda a Caravana, cerca de 1.800 alunos da rede de ensino municipal de Aracaju estão tendo a oportunidade de vivenciar, de maneira presencial, diversas atividades esportivas e de artes.