Em trabalho integrado, Emsurb oferece suporte a operações da Defesa Civil

Serviços Urbanos
03/06/2022 16h52

A Prefeitura de Aracaju, através do órgãos que compõe o Comitê de Gerenciamento de Crise, trabalha para atender com agilidade as ocorrências que oferecem risco à segurança da população, a exemplo de alagamentos e desabamentos. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se soma às operações coordenadas pela Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec). 

Conforme explica o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida, o trabalho integrado ocorre no intuito de garantir repostas rápidas para as situações adversas. “Quando há ocorrências, geralmente a primeira a ser acionada é a Defesa Civil que logo na sequência nos comunica para o envio de equipes que realizam diferentes frentes de serviços. Assim, a depender da situação, podemos atuar na limpeza das áreas e recolhimento dos resíduos da construção civil de forma manual ou com o uso de maquinário”, informa.  

Vinícius citou os dois últimos casos ocorridos na quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, onde parte do telhado de uma mercearia, na avenida Barão de Maruim e uma residência no loteamento Moema Meire, no bairro Cidade Nova, desabou. “Nas duas ocorrências nossos agentes de dirigiram ao local de imediato para oferecer o suporte necessário à Defesa Civil”, destaca.  

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a parceria entre os dois órgãos se dá, também, em ações preventivas, como o monitoramento de canais.

“Todo início de ano encaminhamos os locais que apresentam problemas relacionados a transbordamentos, indicando alguns pontos que exigem uma a limpeza mais efetiva. Além disso, durante as ações de respostas do período de chuvas, são encaminhadas as demandas de corte e quedas de árvores para que seja feito o trabalho pelas equipes de poda da Emsurb”, enfatiza o secretário. 

Ainda no âmbito de operações que contribuem para o enfrentamento de circunstâncias que impactam negativamente a cidade, o tenente-coronel Silvio acrescentou o auxílio prestado pela empresa municipal para o rápido escoamento das águas pluviais nas vias e áreas públicas.
 
“Por isso, em áreas alagadas e com maior acúmulo de água os agentes fazem a aberturas de valas e com apoio dos carros-pipa efetuam o bombeamento da água para que rapidamente seja liberado o fluxo de veículos nas vias”, reitera ele ao recordar, ainda, o trabalho de limpeza e desinfecção de casas atingidas por inundações, como o que ocorreu no Largo da Aparecida, conjuntos JK e Sol Nascente, no bairro Jabotiana.