Forró Caju 2022: Vigilância Sanitária atuará na segurança dos alimentos durante a festa

Saúde
15/06/2022 15h10

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua no trabalho de orientar e fiscalizar estabelecimentos e comércio de produtos alimentícios, no sentido de promover a segurança dos alimentos. A ação é coordenada pela Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), garantirá a segurança na comercialização do gelo, comidas e bebidas durante as seis noites do Forró-Caju 2022.

Segundo a coordenadora da Revisa, Denilda Caldas, os fiscais da Vigilância atuarão em toda extensão da festa, que será realizada na praça de eventos Hilton Lopes, fiscalizando ambulantes e vendedores acerca da forma correta de acondicionar os alimentos.

“Inspecionaremos os alimentos, bebidas, gelos e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, verificaremos as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que estão manipulando os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual [EPI’s]. Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos. Outra questão importante é o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação. A nossa equipe, ao fazer a inspeção, cobra o documento. Os vendedores sabem que precisam levar para o local do evento”, detalha Denilda.

Revisa

A Revisa possui um cronograma de inspeções dos estabelecimentos e pontos comerciais, bem como as fiscalizações feitas a partir de denúncias.

De acordo com a gerente de Alimentos da Revisa, Laila Garcia Moreno Resende, o trabalho da Vigilância Sanitária tem como foco orientar para prevenir os surtos e doenças transmitidas por alimentos, as chamadas DTA.

“Avaliamos não só a questão do alimento em si, mas também como a estrutura do estabelecimento e seus manipuladores se comportam, para que não se corra o risco da contaminação cruzada, que é quando os alimentos são recebidos corretamente, mas não são manipulados de forma correta”, explica Laila.

O processo de segurança dos alimentos é iniciado, conforme a gerente, desde o momento em que o alimento é plantado. “Isso porque todas as condições vão interferir na qualidade do alimento. E a partir do momento que ele é colhido, já tem que ser submetido a condições de armazenamento e acondicionamento ideais, para que sua qualidade seja mantida. Um insumo ruim vai gerar um alimento ruim”, enfatiza.
 
Capacitações

Sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, é possível receber capacitação de forma gratuita. A própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fornece curso online sobre manipulação de alimentos, e pela Prefeitura, trabalhamos junto com a Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho), que capacita sobre o assunto, principalmente os ambulantes.