Forró Caju 2022: retomada do formato presencial movimenta a economia local

Agência Aracaju de Notícias
28/06/2022 10h00

A retomada do formato presencial do Forró Caju, após dois anos sendo realizado de maneira virtual pela Prefeitura de Aracaju, devido às restrições para o controle da pandemia de covid-19, gera impacto positivo na economia da capital, especialmente nos segmentos de serviços e ao comércio.
 
A programação, anunciada com mais de um mês de antecedência, conta com mais de 100 artistas locais e de renome nacional e favorece toda a cadeia produtiva da cultura e turismo na cidade, como explica o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.

“Uma festa como o Forró Caju atrai para a cidade milhares de pessoas de fora do estado e também do nosso próprio estado, é um público que chega para a festa e aquece a economia municipal quando pega um ônibus, um táxi, quando vai no centro comercial fazer compras, o almoço e o jantar em nossos bares e restaurantes, aquele artesanato para levar como lembrança da nossa cidade", pontua o gestor.
 
De acordo com Jorge Fraga, o Forró Caju é uma festa que movimenta quase todos os segmentos da cadeia econômica do turismo, "do mais simples ao mais sofisticado empreendimento, é dinheiro vivo, correndo instantaneamente por ruas e avenidas da cidade, é a roda da economia em movimento gerando trabalho e renda no município”, frisa.

O potencial de movimento econômico envolve ainda comerciantes dos mais variados nichos, vendedores ambulantes, músicos e técnicos locais, que veem seus serviços e produtos voltarem a ser requisitados neste período do ano. 

Também contribui para o aquecimento da economia, enquanto indutor das atividades econômicas, a antecipação dos salários dos servidores, anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, uma vez que cerca de 100 milhões de reais foram injetados na economia local no último dia 22.

“O retorno do Forró Caju é importante para o comércio como um todo, ajudando a movimentar aquela região dos mercados por todo o dia. A festa atrai pessoas para aquele perímetro incrementando as compras relacionadas a vestuário e acessórios, entre outros. Aliado com a antecipação da folha salarial dos servidores estaduais e municipais, o fato de ser um evento grande após dois anos também contribui muito”, aponta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Breno Barreto. 

Com o impacto positivo na economia, a valorização da cultura nordestina e a possibilidade de acesso gratuito ao lazer, de forma compartilhada após dois anos, a realização do Forró Caju mostra ser uma alternativa onde todos saem ganhando.