Projeto Defesa Civil nas Escolas leva ação educativa ao bairro Novo Paraíso

Defesa Civil
20/06/2022 19h04

A Defesa Civil de Aracaju, órgão da Prefeitura de Aracaju, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, na tarde desta segunda-feira, 20, no bairro Novo Paraíso, mais uma apresentação do Projeto Defesa Civil nas Escolas, em parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A ação tem como foco a construção de uma cultura preventiva e de mudança de hábitos, para tornar o ambiente mais seguro e resiliente.

Na ocasião, foram exibidos vídeos educativos para aproximadamente quarenta alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia. O conteúdo apresenta conceitos de resiliência, o papel da Defesa Civil e explica como a população pode ajudar a cidade e prevenir riscos. O principal objetivo é promover a educação para resiliência junto à comunidade escolar e contribuir para que os alunos se tornem cidadãos mais conscientes do meio em que vivem.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o projeto está sendo realizado, inicialmente, com turmas do sétimo ano, mas já estão sendo feitos estudos para que outras turmas possam ter acesso aos vídeos educativos desenvolvidos pelo órgão. "Começamos com esse público de sétimos anos, mas a pretensão é de que outras séries possam ser inseridas e contempladas com o projeto Defesa Civil nas Escolas, pois esse é um conteúdo muito rico, através do qual os alunos podem aprender sobre o que é a Defesa Civil e nos acionar quando preciso", afirma Rabelo.

Para o técnico operacional da Defesa Civil, Nélison Luís dos Santos Brandão, a apresentação é mais uma das ações de aproximação da Defesa Civil junto à comunidade. "O objetivo é conscientizar os alunos sobre as diferentes atuações da Defesa Civil na cidade, como reconhecer situações de risco e como acionar a Defesa Civil. A ideia é que os alunos passem orientações para seus pais e possam contribuir para a formação de uma cidade mais resiliente", disse o agente da Defesa Civil.

O estudante Guilherme Isac Bispo, de 12 anos, compreendeu que deve acionar a equipe da Defesa Civil quando identificar perigo em sua comunidade. "Aprendi que, se eu olhar para algum lugar com rachadura ou um rio transbordando, eu devo chamar a Defesa Civil, que eles vão na minha casa para me ajudar. Eu não conhecia a Defesa Civil, mas agora sei que eles vão me ajudar quando tiver alagamento e também vão levar uma lona se o morro estiver encharcado e etc, pois são muitas coisas que eles fazem", considerou.

Segundo o coordenador adjunto da unidade educacional, Anderson Santana, "essa é uma forma de conscientizar os alunos de que a Defesa Civil é um órgão importante e pode ser acionado em emergências, seja na unidade escolar ou em sua própria residência. É de fundamental importância que os alunos tenham capacidade de refletir sobre o conhecimento que é proposto, para que possam contribuir de maneira mais crítica e reflexiva com suas ações", indicou.