Assistência Social realiza blitz educativa de combate ao trabalho Infantil na Orla da Atalaia

Assistência Social e Cidadania
22/06/2022 22h45

A junção forró e trabalho infantil nunca esteve no ritmo das festas juninas. Preocupada em garantir a proteção de crianças e adolescentes contra essa violação de direito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu continuidade, na noite desta quarta-feira, 22, à campanha “Proteger a Infância é Transformar o Futuro”, promovendo uma blitz educativa na Orla da Atalaia para o enfrentamento ao trabalho infantil na capital sergipana.

Essa é quarta ação dentre outras realizadas em diversos pontos da cidade, iniciadas em abril deste ano, pelas sensibilizações com profissionais dos equipamentos socioassistenciais e representantes de entidades do terceiro setor entre os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), visitas aos estabelecimentos comerciais das zonas Norte e Sul, terminais de transporte público municipal e interestadual e pontos turísticos. 

De acordo com a secretária da Assistência Social do Município, Simone Santana, a ação faz parte de uma série de iniciativas de prevenção, de combate e de erradicação de atividades que violem os direitos de crianças e adolescentes promovidas pela Gerência da Média Complexidade, setor vinculado à Diretoria de Políticas da Assistência Social (DPAS), em conjunto com a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social. 

"A Secretaria atua através dos Creas e dos Cras para identificar essa violação de direito. Identificada essa situação, a gente entra em contato com a família e começa a fazer um trabalho de acompanhamento para que essa criança tenha todos os seus direitos garantidos e não esteja no trabalho infantil. Além disso, também temos uma parceria com o MPT para inserir esses jovens no programa de aprendizagem profissional e isso tem surtido um grande efeito. E com essa blitz realizada na orla de Atalaia a gente leva informação para os aracajuanos e turistas", destaca Simone Santana.  

Para entrar no clima das comemorações juninas, a abordagem social contou com a participação de um trio-pé-serra. A secretária adjunta da Assistência Social, Selma França, destaca a importância de conscientizar a população no enfrentamento ao trabalho infantil. 

"Viemos a um ponto turístico para conscientizar a população contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Muitas vezes a população se sensibiliza ao se deparar com crianças nessa situação, porém ao invés de ajudar, pode estar contribuindo para uma violação de direito muito grave. Daremos continuidade à essas ações nos nossos equipamentos e para encerrar com alegria, trouxemos um trio pé-de-serra para animar os nossos colaboradores e chamar a atenção da população", afirma Selma. 

De acordo com a gerente da Média Complexidade da Assistência Social do Município, Vanessa Barreto, profissional responsável pela iniciativa, a mobilização nessas localidades se justifica pelo aumento do fluxo de turistas na capital durante o mês de junho, devido ao período de férias escolares e festejos juninos. 

“A sensibilização desse público é fundamental para evitarmos doações realizadas em espaços públicos do roteiro turístico. Tal prática é recorrente e acaba gerando graves consequências durante a exposição de meninos e meninas a situação de extremo risco relacionadas à mendicância, ao trabalho infantil e a exploração sexual. O resultado dessa ação foi bastante satisfatório, houve uma receptividade muito positiva do público que foi parado na Blitz e, nessa perspectiva, a gente acredita que conseguimos alcançar o objetivo que foi idealizado quando programamos todas essas intervenções que culminou nessa como encerramento dessa grande campanha de proteção à criança e ao adolescente e enfrentamento ao trabalho infantil", conclui Vanessa. 

A informação e mobilização é um dos eixos previstos nas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), de caráter nacional, sendo executadas pela Coordenação da Proteção Social Especial (PSE) da Assistência Social do Município, que tem como foco a sensibilização da sociedade civil, da família e do poder público, a articulação interinstitucional e a realização de campanhas de mobilização da rede. 

O advogado Daniel Fontes é do Rio de Janeiro e está a passeio em Sergipe há um mês. Ao visitar um Arraiá na Orla de Atalaia, encontrou as equipes da Assistência Social que o abordaram no intuito de promover a conscientização. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa. "Gostei muito da iniciativa. Tem que combater mesmo, tem que partir pra cima, criança tem que brincar e não ficar trabalhando", disse.

O professor Edilson Vieira estava acompanhado de sua esposa e foi solícito à campanha ao conhecer o trabalho da gestão municipal por meio de uma profissional que lhe entregou um panfleto. “É uma ação válida, necessária, para que não exponham as crianças e os adolescentes ao trabalho infantil. Está aprovado”. 

A técnica de informática do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Gislene Almeida, ressaltou a importância da ação e ressaltou que algumas delas são realizadas em parceria com órgão o qual atua. 

“Criança não pode perder a infância. Eu tenho uma filha e quero que ela tenha infância, um futuro, assim como desejo também à todas as outras crianças. Inclusive, fazemos parceria com a Prefeitura de Aracaju na realização de algumas ações para combater essa violação de direito”, ressaltou.

Apoio

A ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) que disponibilizou agentes para garantir a organização do trânsito durante a blitz educativa.