Forró Caju 2022: Prefeitura disponibiliza espaço de saúde e bem-estar para guardas municipais

Guarda Municipal
25/06/2022 23h47

Para garantir a segurança do Forró Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju conta com a atuação diária de centenas de guardas municipais no perímetro interno do evento. A operacionalização do plano de segurança inclui patrulhamentos preventivos e ostensivos, observação estratégica em postos elevados, fiscalização com cães e o monitoramento, em tempo real, das imagens captadas a partir de 46 câmeras instaladas na praça Hilton Lopes. 

Somado ao preparo realizado para atuação durante os dias do evento, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Núcleo de Atenção Especial à Saúde do Trabalhador (NAEST), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), disponibilizou o Espaço de Saúde e Bem-Estar voltado a esses trabalhadores. 

Os serviços realizados em um ambiente reservado e climatizado, montado na área de apoio entre os Mercados Thales Ferraz e Antônio Franco, disponibiliza fisioterapia, aromaterapia, ventosaterapia, auriculoterapia, escalda-pés e um plantão de acolhimento e escuta qualificada, para minimizar efeitos de possíveis sobrecargas ocasionadas pelo desgaste físico e mental. 

O objetivo é proporcionar maior qualidade física e psicológica para o desempenho das funções, reduzindo tensões, com os serviços ofertados nos intervalos de descanso, em meio às quase 12 horas diárias de trabalho intenso na praça de eventos.

“Entre as reuniões com setores específicos da Guarda Municipal, realizadas na Secretaria da Defesa Social, o NAEST vislumbrou a possibilidade de instalar esse espaço, no Forró Caju, para fornecer bem-estar aos guardas municipais que estão trabalhando no evento. São 300 guardas, por noite, que trabalham em um serviço com carga de estresse elevada, por mais de oito horas, patrulhando todos os locais do Forró Caju, com o objetivo de proporcionar segurança ao público do evento. Por isso, disponibilizamos, através do NAEST, da Guarda Municipal, esse ambiente de cuidado com os trabalhadores. O espaço vem operando com sucesso e grande procura, contribuindo para a melhoria da condição física e psicológica dos guardas que estão em atuação no Forró Caju”, afirma o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

De acordo com o diretor-geral da GMA, subinspetor FernandoMendonça, esta é a primeira vez que esse tipo de serviço é ofertado. A ideia partiu da escuta realizada com os próprios guardiões sobre como melhorar as condições de trabalho durante esse período. 

“Esse espaço foi pensado como uma forma de promover um local de acolhimento com o objetivo de diminuir a evasão dos GMs empregados no evento, geralmente essa evasão se dava por problemas gerados pelo desgaste físico e psicológico que recai sobre os guardiões que trabalham para assegurar uma festa tranquila para todos. Assim, estamos proporcionando conforto e estímulo através da promoção de ações que trabalham a saúde, o bem-estar, a integração social e a valorização profissional. O projeto tem dado tão certo que até o momento não foram observados casos de maior gravidade e após os atendimentos os guardiões saem renovados para atuar até o final dos festejos”, destaca o diretor.

O espaço é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, a Secretaria Municipal da Saúde e o Movimento Popular da Saúde (Mops) e tem realizado uma média de 30 atendimentos por noite. Entre os serviços mais procurados estão os realizados pelo fisioterapeuta e guarda municipal de 1° classe Igor Moura. 

“Dentre as alterações biológicas mais observadas entre os guardiões nos atendimentos fisioterapêuticos, podemos destacar as muscoesqueléticas, causadas pelo alto índice de estresse gerado pela carga de trabalho de alta intensidade que acarreta tensionamento muscular e alterações posturais. Assim que o guardião chega ao espaço fazemos uma avaliação detalhada, logo depois, realizamos um teste ortopédico e entramos com a intervenção que pode ser uma liberação biofacial (relaxamento muscular), o agulhamento a seco, a ventosaterapia, a aromaterapia, a auriculoterapia, o escalda-pés, entre outros”, informa Igor.