Forró Caju 2022: Abordagem Social garante direitos e proteção de crianças e adolescentes

Assistência Social e Cidadania
26/06/2022 00h29

Uma das ações promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, durante o Forró Caju 2022, é a conscientização e combate ao trabalho infantil. Todos os dias, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social da Proteção Social Especial (PSE), setor vinculado à Diretoria de Políticas da Assistência Social (DPAS), realizam busca ativa de incidências de risco pessoal e social durante o evento.

As equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, atuam no combate às violações de direitos na área interna do evento, bem como nos arredores da Praça Hilton Lopes. Até este sábado, 25, terceira noite de eventos, já foram realizadas 12 notificações de situações de trabalho infantil.

“Trouxemos a equipe da Abordagem Social pois, dentro da festa, é possível encontrar essas situações, justamente porque é o momento propício das pessoas adquirirem renda. No Forró Caju, desde o primeiro dia, a gente vem fazendo notificações de trabalho infantil. São meninos e meninas que estão acompanhados dos pais ou responsáveis e expostos a todo tipo de vulnerabilidade. O trabalho da equipe técnica é orientar esses pais para que não usem seus filhos para a prática do trabalho infantil. Esse é um combate diário da Assistência Social de Aracaju”, destaca a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana.

As abordagens têm o intuito de promover a garantia de direitos de crianças e adolescentes identificadas em situação de trabalho infantil. O coordenador da Proteção Social Especial, Edilberto Filho, explica que, após registrar a situação, as equipes realizam a notificação para toda rede de garantia de direitos para que essa família receba os acompanhamentos necessários.

“O Serviço de Abordagem Social ocorre todas as noites do Forró Caju com o intuito de fazer orientação e levantar dados a respeito de violações de direitos na festa. Desde o primeiro dia já realizamos 14 notificações, dessas 12 são de trabalho infantil. Neste sábado percebemos o aumento no número de crianças e adolescentes acompanhadas de seus responsáveis dentro da situação de trabalho infantil, onde fizemos as devidas orientações. Em seguida, faremos as notificações e encaminharemos para a rede de garantia de direitos e, consequentemente, ocorre o acompanhamento e inserção nos programas e serviços socioassistenciais, para que possamos minimizar os efeitos do trabalho infantil em nossa capital”, detalha Edilberto.

A vendedora ambulante Zaíra de Jesus Santos acompanhou uma das abordagens da equipe da Assistência Social e reconheceu a importância do serviço para a garantia da proteção de crianças e adolescentes.

“Temos que ter cuidado com nossas crianças e adolescentes, principalmente em festa. Não é bom os pais trazerem. Realmente, é um serviço bom porque os nossos jovens ficam muito expostos a bebida, a droga, a tudo”, afirma Zaíra.

Estande dos Direitos Humanos

Com o intuito de promover a garantia de direitos a toda população aracajuana e a proteção a grupos vulneráveis, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibiliza, durante o Forró Caju 2022, o Estande dos Direitos Humanos, que conta com a atuação de 54 profissionais por noite, entre assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e auxiliares administrativos.

No espaço, as equipes realizam notificações de violações de direitos que possam ocorrer durante o evento, tais como racismo, racismo religioso, LGBTQIfobia, trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e desrespeito e violência contra a mulher e pessoas com deficiência.