Forró Caju 2022: efetividade do esquema de segurança proporciona tranquilidade ao público

Defesa Social e Cidadania
27/06/2022 02h24

"Festa segura". É dessa forma que a estudante Jaciele Silva define o Forró Caju 2022. "Estive aqui, ontem e hoje [sábado (25) e domingo (26)], e não vi nenhuma situação de tensão. Tudo muito tranquilo", relata.

O evento, que chega ao seu quarto dia de programação neste domingo, 26, apresenta grande efetividade do esquema de segurança, fruto de planejamento e ação integrada, para garantir uma experiência positiva ao público que prestigia as atrações na praça Hilton Lopes.

Em sua primeira noite no Forró Caju 2022, a profissional de telemarketing Léia Souza conta que o policiamento na área do evento lhe chamou a atenção. "Desde quando cheguei me senti muito segura. Tenho visto muito policiamento. Está muito bom mesmo", enfatiza.

A operacionalização do plano de segurança do Forró Caju 2022 inclui recursos humanos e tecnológicos, para cobertura de cada espaço do evento e suas adjacências.

Com a atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no perímetro interno do evento, são realizados patrulhamentos preventivos, observação estratégica em postos elevados, fiscalização com cães e o monitoramento, em tempo real, das imagens captadas por 46 câmeras, sendo seis delas com tecnologia de reconhecimento facial.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que, em termos de segurança, o trabalho intensificado vem gerando resultados positivos no Forró Caju. "Chegamos ao quarto dia de programação com grande efetividade do plano de segurança, que conta com forte aparato montado na área do evento", frisa.

Para os próximos dias de programação, o secretário enfatiza que as equipes estão preparadas para atuar em prol da tranquilidade do evento.

"Estamos cada dia mais preparados e atentos para atuar com assertividade, também, nos próximos dias de programação, de maneira que mantenhamos a tranquilidade com a qual vem ocorrendo essa grande festa", afirma Silvio Prado.

Por noite, além do efetivo da GMA, atuam no Forró Caju 80 brigadistas, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, que mantém uma delegacia itinerante para registrar possíveis ocorrências, no local do evento. Além disso, 160 seguranças privados desarmados fazem o monitoramento do local.

Guarda Municipal

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, destaca que, este ano, houve reforço do monitoramento com a identificação facial. A novidade implementada pela Prefeitura de Aracaju auxilia na redução de crimes, assim como as demais tecnologias empregadas no evento.

As situações pontuais que demandaram intervenção da GMA foram rapidamente atendidas, com a adoção das providências cabíveis.

"A tecnologia utilizada tanto na detecção de metais quanto nas câmeras, aliadas a atuação dos 300 guardas que trabalham diariamente, em várias funções, para garantir a segurança de todos que venham ao Forró Caju, foi muito importante para esses primeiros dias. Esse trabalho proporcionou o ar de tranquilidade, para que todos pudessem aproveitar os festejos juninos da nossa capital", considera Mendonça.

Defesa Civil

O coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Robson Rabelo, indica que o acompanhamento diário durante os dias de evento vem ocorrendo conforme o programado.

"Toda a atividade realizada para instalação e monitoramento da infraestrutura do evento tem um responsável técnico. Assim, a Defesa Civil verifica, durante o evento, se os dispositivos instalados e a infraestrutura continuam de acordo com o especificado pelos responsáveis", explica o coordenador.

A Defesa Civil de Aracaju acompanha os aspectos inerentes à segurança estrutural do evento, desde a chega dos primeiros materiais da estrutura montada para o Forró Caju, com o objetivo de assegurar o cumprimento do projeto de montagem e desmontagem.

O órgão também realizou, previamente, o recolhimento de toda a documentação necessária, a exemplo dos Termos de Responsabilidade Técnica (ARTs), dos profissionais envolvidos na montagem da infraestrutura, assim como houve a verificação da qualidade dos materiais empregados.