Projeto Defesa Civil nas Escolas leva educação para a resiliência ao bairro Soledade

Defesa Civil
27/06/2022 17h38

Na tarde desta segunda-feira, 27, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promoveu mais uma atividade do projeto Defesa Civil nas Escolas. A iniciativa visa promover a educação para a resiliência e, desta vez, contemplou os alunos do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade.

Com o auxílio de vídeos educativos, os agentes da Defesa Civil apresentaram para, aproximadamente, cinquenta alunos da unidade de ensino, conteúdos sobre os cinco pilares de Defesa Civil, definição e exemplificação de riscos, funcionamento e métodos de acionamento da Defesa Civil, entre outros.

Segundo o coordenador geral do órgão, Robson Rabelo, a explanação tem como foco a prevenção. Por isso, são transmitidos conhecimentos que possibilitam o reconhecimento de situações de risco, para que esse público saiba como acionar a Defesa Civil, quando necessário.

"Apresentamos o trabalho da Defesa Civil, como o órgão atua e como pode ser acionado. Também orientamos sobre como os próprios alunos podem atuar minimizando os impactos nessas áreas de risco e como identificar sinais de possíveis anormalidades, como rachaduras e indícios de deslizamento de terra", explica Robson.

A estudante Rebeca Juliane dos Santos, 12 anos, refletiu sobre o descarte irregular de lixo.

"Aprendi sobre a importância de não jogar lixo na rua para a preservação do meio ambiente. Não pode jogar sofá e coisas desse tipo na rua, pois existe o cata-treco. Os lixos podem entupir as bocas de lobo e alagar as ruas, por isso não se pode jogar em qualquer lugar", relata Rebeca.

Já a aluna Rute Graziele dos Santos, que já presenciou uma situação de alagamento, afirmou que "talvez, se as pessoas tomassem mais cuidado com o meio ambiente, aquelas coisas não estariam acontecendo", considerou a estudante, afirmando, também, que se visualizar outra situação semelhante, já sabe como acionar a Defesa Civil. "Podemos ligar para o 199", conclui.

Para o coordenador administrativo da unidade de ensino, José Conceição dos Santos, o conteúdo dialoga com temáticas já trabalhadas em sala de aula.

"Eles [os alunos] moram num bairro que possui áreas de risco, como já foi dito pelo coordenador geral da Defesa Civil. Então, esse conhecimento facilitará a identificação, por parte dos alunos, de eventuais problemas que possam surgir, na região", considera José.