Nova Casa Lar do bairro 17 de Março constituirá polo de assistência a grupos vulneráveis

Obras e Urbanização
28/06/2022 16h01

Como uma cidade humana, que cuida e está presente em cada uma das comunidades, a Prefeitura de Aracaju possui mecanismos para proteger sua população mais vulnerável e vítima de violências. Neste sentido, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a construção de uma nova Casa Lar, no bairro 17 de Março.   


Junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), a gestão municipal instituirá um grande polo de acolhimento e assistência naquela região, que envolve também o Santa Maria.

Em fase inicial, a obra está focada na escavação de fundações, implantação de ferragens, concretagem e gabarito dos pilares, além da limpeza do terreno em que o prédio será construído.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a Casa Lar tem papel fundamental. “A Casa Lar é um ambiente que serve como abrigo, um acolhimento institucional a idosos, crianças e adolescentes ou mulheres, que são vítimas de violência. Essa unidade do 17 de Março será destinada a amparar nossas crianças que passaram por violações de direitos. É uma obra que deixa um legado de cuidado para pessoas machucadas, para que possam se reconstruir com o apoio do poder público, através de profissionais qualificados, para superar os momentos difíceis e conseguir tocar a vida”, comenta o gestor.

Para viabilizar a obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 833.687,78, fruto do convênio firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em uma área de quase 300 m², o prédio contará com sala de estar e jantar, sala de estudos, depósito, despensa, áreas de serviço, cozinha, alojamentos masculino, feminino e de cuidadores, área de vivência, jardim, banheiros e varanda.

Casa Lar

Aracaju possui quatro Casas Lares, equipamentos de acolhimento institucional gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que atendem crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e idosos em situação de violação de direitos. Abrigam-se poucas pessoas e tem o funcionamento de uma casa normal, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outras funções. O dia a dia dos moradores de uma Casa Lar conta com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas.