Forró Caju 2022: ações planejadas da Emsurb contribuíram para organização do evento

Serviços Urbanos
30/06/2022 16h25

Para proporcionar um local agradável para o público que compareceu à praça Hilton Lopes nas seis noites do Forró Caju 2022, o planejamento executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foi primordial. Diversos setores trabalharam alinhados para que as ações definidas pela Prefeitura de Aracaju resultassem no sucesso do evento. 

“A Emsurb, através das diretorias de Operações e de Espaços Públicos, atuou antes, durante e após o evento. Neste sentido, nossas equipes estiveram voltadas para a limpeza e organização, duas ferramentas importantes para o bom desenvolvimento da festa. Nosso objetivo era entregar um serviço de qualidade, assim como fazemos rotineiramente na cidade”, salientoa o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Desta forma, o plano de ação para estabelecer a ocupação das áreas públicas teve início cerca de 45 dias antes do evento. “Trabalhamos com antecedência na preparação do edital, verificamos a quantidade de pontos de comércio que seriam disponibilizados aos ambulantes, além do cadastramento, sorteio das vagas e demarcação das áreas interna e externa”, ressalta o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bira Rabelo.

A fiscalização no espaço também foi constante para que a orientação da Guarda Municipal fosse cumprida. “Prezando pela segurança das pessoas, este ano foi proibida a entrada de objetos de vidro. Neste sentido, ao longo do Forró Caju fizemos três apreensões de mercadorias de ambulantes que estavam vendendo bebidas em garrafas. Os produtos serão devolvidas aos proprietários a partir da sexta-feira, 1”, informa o diretor.

A Diretoria de Operações também atuou de maneira antecipada com a capinagem em ruas e avenidas no entorno dos mercados, de modo que a arena ficasse limpa e preparada para a montagem da parte física do evento. Horas antes dos shows, os agentes faziam o repasse em todo o circuito. 

"Com a festa já em andamento, a população pôde contar com 90 contentores e 2 PEVs para o descarte do lixo.Também recolhemos os resíduos (plásticos de embalagens) gerados pelos ambulantes. Nós fiscalizamos e os orientamos a descartar da melhor forma”, destaca o diretor de Operações, Vinícius Almeida, ao reiterar que o volume de resíduos dos dispositivos eram monitorados durante o curso da festividade. 

Ao final dos shows, por volta das 5h, as equipes retornavam ao local para os serviços de varrição e recolhimento do lixo.
 
“A operação ocorreu durante as seis noites, concluída na manhã desta quinta-feira, 30, após a lavagem de todos os ambientes, resultou na coleta de aproximadamente 27,5 toneladas de lixo”, complementa Vinícius. 

Além da limpeza e da organização do comércio ambulante, a Emsurb atuou, ainda, em outras frentes de serviços que contribuíram para o bom andamento do Forró Caju 2022. Esse suporte foi executado por meio de ações desenvolvidas pela Coordenadoria de  Engenharia e Manutenção Predial da empresa para a infraestrutura do evento. 

Conforme explicou o coordenador do setor, Osvaldo Souza, as atividades foram implementadas no intuito de promover o bem-estar não só dos servidores municipais que estavam a serviço, como também outros profissionais, a exemplo da imprensa.

“Abrimos canaletas para passar todo o cabeamento necessário para que as TVs fizessem as transmissões ao vivo e instalamos refletores em pontos estratégicos como na área de testagem montada pela Secretaria Municipal da Saúde. Organizamos também o setor de apoio e logística da Emsurb na parte interna do mercado Thales Ferraz. Ficamos atentos todas as noites para o atendimento de outras demandas que surgissem”, detalha Osvaldo.

“Por isso, a manutenção dessas ações alinhadas com os demais órgãos municipais, como a Saúde, Defesa Civil, Cerimonial e a própria Secretária de Comunicação, foram importantes para o sucesso desse grande evento junino da nossa capital”, finaliza o presidente Bruno Moraes.