Pessoas com excesso de peso ou obesidade são acompanhadas pela rede de saúde de Aracaju

Saúde
04/07/2022 11h40

Dados da pesquisa Vigitel 2021, realizada pelo Ministério da Saúde, apontam que, nas 27 capitais brasileiras, a frequência de excesso de peso foi de 57,2%. Em Aracaju, classificando por gênero, 61% dos homens com mais de 18 anos estão com excesso de peso, e 54% das mulheres nessa faixa etária. 

Para atender as demandas desse público, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elaborou a linha de cuidado contra a obesidade, atendendo usuários de todas as faixas etárias. 

Seja através de demanda espontânea, agendamento prévio ou busca ativa realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), o usuário que deseja atendimento sobre excesso de peso ou obesidade deve buscar a recepção da UBS, onde será feito o cadastro no prontuário eletrônico. Em seguida, o usuário passa pelo acolhimento e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) na consulta de enfermagem.

Pacientes com IMC menor que 25 são acompanhados pela Unidade Básica de Saúde e incluídos no Programa Academia da Cidade. Já os pacientes com índice de 25 a 39,9, classificados com sobrepeso e obesidade, assim como os que têm índice acima de 40 (com obesidade mórbida), devem passar por consulta médica pela Rede de Atenção Primária, para confirmação de diagnóstico e aplicação dos critérios do protocolo Viver Mais Leve.

“Esses pacientes serão avaliados individualmente, considerando possíveis comorbidades e, nesse atendimento, será elaborado o plano terapêutico para perda de peso. Além do plano, o usuário será incluído nas atividades do Programa Academia da Cidade. Não havendo melhora do quadro, ele passa a ser acompanhado no ambulatório de obesidade do Cemar Siqueira Campos, com suporte clínico e terapêutico”, explica a referência técnica do Programa de Saúde do Adulto, Vanessa Barreto.

Casos mais delicados, onde após esse acompanhamento não apresentem melhora, o paciente é encaminhado, via regulação, para acompanhamento no Hospital Universitário.

A elaboração da linha de cuidado da obesidade inclui, ainda, o atendimento de crianças e adolescentes com excesso de peso. “Todos os usuários acolhidos nas Unidades Básicas de Saúde, durante o acompanhamento, recebem orientações sobre alimentação adequada e saudável, bem como atividade física e prescrição dietética”, afirma a técnica do programa.