Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais atinge nova fase de análise e controle de qualidade

Agência Aracaju de Notícias
14/07/2022 08h22

O Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), implantado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), para o georreferenciamento e modernização dos cadastros da capital, integra o processo de construção de cidade mais inteligente, e segue avançando. Até o momento, 60% da cartografia já foi executada, assim como também está sendo planejada a implantação do novo cadastro territorial. 

A gestão passará a ter, a partir do projeto, um conhecimento ainda mais detalhado da cidade, por meio de uma base de dados moderna, tecnológica e unificada. O projeto da IDE foi lançado em 2021 pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no entanto, os primeiros passos para a sua realização foram dados ainda em 2020. Atualmente, o projeto está na fase de análise e controle de qualidade de todo material já levantado até agora.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e Geoprocessamento, Manuela Nascimento, as ações foram divididas em três etapas. Uma delas foi a topografia, para amplicação da rede de referência cartográfica. Outra etapa, já concluída e em uso, segundo a coordenadora, foi o aerolevantamento e perfilamento a laser, que possibilita, a partir das imagens, uma visão amplificada de todos os pontos da cidade.

“O avião, com um laser scan, além de fotografar o território, levantantou todas as altimetrias das construções, que poderá gerar maquetes da cidade em 3D, possibilitando a identificação de pavimentos, entre outros aspectos. Outra parte do projeto já executada foi o mapeamento móvel, onde um carro com uma câmera 350º fotografou todas as fachadas da cidade e realizou o mapeamento dos logradouros, o que gera um produto semelhante ao Google Street View e já está sendo utilizado para atualização das informações da cidade”, aponta a coordenadora. 

Para a execução do projeto estão sendo investidos cerca de R$ 12 milhões de recursos próprios e do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). 

Aracaju mais inteligente 
 
A construção de uma cidade mais inteligente segue em andamento desde 2017, quando iniciou a nova gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e a IDE faz parte desta política. Segundo Manuela Nascimento, o conhecimento tecnológico de todo território da cidade possibilita que as ações de planejamento sejam melhor elaboradas e executadas pelas secretarias. 
 
“Com a IDE, haverá um cadastro georreferenciado multifinalitário, com informações tanto dos cidadãos, como dos imóveis, dos rios, das dunas, das ruas, avenidas, etc. A partir do momento que se tem toda essa informação acessível, em meio digital e transparente, tem-se a possibilidade de a gestão melhorar. Com o conhecimento amplo do território, é possível ampliar as ferramentas de planejamento e gestão”, ressalta Manuela. 
 
Capacitações 
 
A próxima etapa da IDE , segundo a coordenadora, será o recadastramento para a formação da nova base de dados, que será realizado por uma empresa terceirizada. Enquanto isso, além das análises e controle de qualidade, também estão sendo realizadas capacitações com a equipe técnica da Prefeitura. 
 
“As nossas equipes estão sendo capacitadas para poderem dar andamento ao projeto sem a necessidade das empresas consultoras, que são duas, trabalhando junto conosco neste momento. Isso nos dará autonomia para a manutenção do projeto. As capacitaçãoes mais recentes, realizadas pela OAL Geoinformática e a outra pela Fundação Escola Politécnica da Bahia, foram sobre a definição de pontos de controle, precisão e controle de qualidade, e também sobre a formação do cadastro multifinalitário”, explica Manuela. 
 
Além dos técnicos da Semfaz, equipes das demais secretarias que utilizam informações geoespaciais também estão sendo capacitadas. 

“Todo esse projeto, desde o início, não foi pensado pra ficar só na Semfaz. A ideia é a formação de um cadastro multifinalitário, que terá informações das outras secretarias também. Dessa forma, pode-se ter o cidadão ou cidadã unica que, a partir da consulta pelo CPF ou Inscrição Imobiliária, por exemplo, poderá acessar suas informações, na Saúde, Educação, Emurb, Fazenda etc.”, reforça a coordenadora.