Prefeitura e ABIH concluem mais uma etapa de divulgação no mercado nacional do turismo

Indústria, Comércio e Turismo
07/07/2022 14h56

A Prefeitura de Aracaju, através Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), finalizou, na noite desta quarta-feira, 6, a 5ª edição do roadshow ‘Viva Aracaju’, nos municípios paulistas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas.
 
A ação faz parte do Termo de Fomento firmado entre a gestão municipal e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/SE), no valor de R$1 milhão, e tem como objetivo divulgar Aracaju em todas as regiões do país, com vistas a impulsionar o fluxo turístico na capital sergipana e torná-la mais conhecida nos vários mercados do turismo, como explica o gestor da Semict, Jorge Fraga.

“É um trabalho que envolve planejamento, dedicação e muito suor das equipes e fazemos com o compromisso que temos com o fortalecimento do turismo em nossa capital. Essa é a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, mostrar Aracaju para o mundo. A caravana Viva Aracaju já chegou às cidades de Divinopólis/MG, Brasília/DF, Goiânia/GO, Belo Horizonte/MG (duas vezes), Salvador/BA e Feira de Santana/BA, além de Maceió/AL, Arapiraca/AL e Caruaru/PE, agora, estamos nestes três importantes municípios paulistas”, frisa o secretário.

Ribeirão Preto

A primeira etapa do roadshow ‘Viva Aracaju’, com a parceria da Azul Viagens, aconteceu na segunda-feira, 4, na cidade de Ribeirão Preto, e reuniu mais de 60 convidados entre operadores de turismo, agentes de viagens, guias de turismo e representantes do trade turístico local, além de autoridades municipais. 

Durante sua exposição, Jorge Fraga destacou os atrativos, belezas naturais, culturais, gastronômicos, a organização administrativa da gestão municipal e a infraestrutura da Aracaju. Também agradeceu a atenção e o apoio que a caravana sergipana recebeu das autoridades municipais para a divulgação de Aracaju na cidade paulista.

“Faço um agradecimento especial às autoridades do executivo e do legislativo de Ribeirão Preto, que nos acolheram de forma tão atenciosa, faço questão de citar o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; seu chefe da Divisão de Trabalho, Emprego e Renda, Ismael Colosi, a secretária da Cultura e Turismo, Isabella Pessotti; o diretor de Turismo, José Venâncio Souza Júnior; o secretário de Esportes, André Trindade; e o vereador Marcos Papa, pela autoria e aprovação de uma Moção de Congratulações e Aplausos pela realização do Road Show Viva Aracaju na cidade”, enfatiza Fraga. 

“Muita alegria de vocês estarem aqui, trazendo essas belezas de Aracaju que eu estou vendo por filme e morrendo de vontade de ver ao vivo, tenho certeza que não vai faltar oportunidade, quero conhecer de perto toda essa estrutura que eu vi no filme”, afirma o vereador por Ribeirão Preto, Marcos Papa. 

Após assistir à apresentação dos atrativos de Aracaju e da rede de infraestrutura turística da cidade, a secretária da Cultura e do Turismo de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti, elogiou a capital sergipana. “Um destino fascinante, estamos todos apaixonados”, disse.

A secretária considerou a capacitação uma oportunidade para as agências ampliarem as vendas de pacotes turísticos com destino à capital de Sergipe. 

“Conseguimos reunir uma grande gama de bares e restaurantes, o setor hoteleiro, mas, principalmente, as agências de viagens, que são nossos emissores, são as pessoas que vão aprender mais sobre Aracaju, se deslumbrar com essa maravilha e mandar muita gente pra lá”, avalia Isabella Pessotti.

Sobre Aracaju, não escondeu seu desejo de visitar e experimentar as delícias da capital sergipana. 

“Preciso conhecer Aracaju, comer camarão, caranguejo, andar pelas praias, preciso conhecer essa Aracaju que vocês mostraram pra gente. O setor hoteleiro de vocês é incrível, uma cidade preparada pra receber, acolhedora, bonita, limpa. É maravilhosa”, elogia a secretária paulista.

Além da capacitação para os operadores de turismo do município paulista, o secretário Jorge Fraga e o presidente da ABIH/SE, José Wilson, também cumpriram agendas de divulgação de Aracaju no Grupo Thathi de Comunicação, rede formada por rádio, televisão e meios digitais, “importantes canais de divulgação que nos oportunizaram falar para toda a cidade de Ribeirão Preto sobre nossa cidade e nossos atrativos”, aponta Jorge Fraga.

São José do Rio Preto

Dando sequência ao ‘Viva Aracaju’ em municípios paulistas, durante toda a terça-feira, 5, equipes da Semict e ABIH/SE dividiram-se em grupos para divulgar Aracaju em agências de viagens do município de São José do Rio Preto.

Este trabalho foi feito em formato diferente do anterior. Ao invés de concentrar os players do mercado do turismo em um local para uma apresentação coletiva do destino, a caravana sergipana realizou blitz itinerantes em 20 agências de viagens da cidade, um trabalho coordenado pelo secretário Jorge Fraga e pelo presidente da ABIH/SE. 

Campinas

A última etapa do ‘Viva Aracaju’ em São Paulo foi em Campinas, quando as equipes da caravana sergipana entregaram kits com material de divulgação de Aracaju aos mais de 100 agentes de turismo capacitados.

No palco, Jorge Fraga voltou a falar sobre os atrativos de Aracaju, as qualidades da cidade e a administração moderna e eficiente da gestão municipal, destacando, ainda, o exemplar trabalho de vacinação efetuado pela Prefeitura de Aracaju, por meio de sua Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  

Ao final da maratona de viagens, a satisfação dos organizadores com a recepção dos paulistas e dos resultados positivos da agenda de divulgação de Aracaju nesta 5ª edição do ‘Viva Aracaju’. 

“Trabalho muito positivo. Chegamos nestes importantes municípios paulistas e colocamos Aracaju como um destino novo para brigar por fatias no mercado nacional. A Azul Viagens, nossa parceira nestes roadshows, tem voos diretos, todos os dias, de Campinas para Aracaju, então essas capacitações que promovemos nestes três dias, mais essa oferta diária de voos, vai propiciar a chegada de mais turistas em nossa cidade. Esse é o resultado dos investimentos que a gestão municipal está fazendo em divulgação e que vai levar muito mais turistas para nossa cidade”, afirma Jorge Fraga.

“Foi uma experiência fantástica. Senti, nestas três cidades em que divulgamos Aracaju, uma energia muito boa, um entusiasmo muito grande de todos que assistiram às nossas capacitações e, com certeza, Sergipe está entrando na prateleira dos melhores destinos do Nordeste”, enaltece o presidente da ABIH/SE, José Wilson.

A próxima etapa da caravana ‘Viva Aracaju’ está prevista para acontecer ainda no mês de julho, dias 19, 20 e 21, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, quando, novamente, os atrativos de Aracaju serão divulgados nos principais polos emissores de turistas do país.