Saúde de Aracaju reforça o fluxograma de rastreamento do câncer de mama na capital

Saúde
14/07/2022 15h23

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta serviços com um fluxograma de agendamento espontâneo, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estas que disponibilizam consultas médicas e de enfermagem para os pacientes com suspeita de diagnóstico de câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte pela doença na população feminina e, mesmo que diversos fatores interfiram, a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de garantir qualidade de vida.

“O câncer de mama causa muito medo nas mulheres por mexer com a imagem corporal e, consequentemente, com a feminilidade. Conforme a recomendação do próprio Ministério da Saúde, a rede municipal oferta acolhimento com escuta qualificada pela equipe multiprofissional, para mulheres de 50 a 69 anos, a mamografia de rastreamento, que é quando a mulher não está sentindo nada, mas está em uma faixa etária de muito risco, e também para as pacientes com queixa mamária”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.

Fluxo de atendimento

A SMS atua de forma preventiva e busca o diagnóstico precoce. Dentro desse trabalho, é ofertado o acolhimento nas UBSs com consultas e exames. As usuárias também têm acesso às especialidades médicas, por meio do agendamento via sistema para Mastologista diagnóstica, no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

Entre os procedimentos realizados de mastologia do Caasm estão: punção aspirativa de mama por agulha fina e agulha grossa (CORE); biópsia de lesão mamária e drenagem de abscesso. 

“Por se tratar de serviços e procedimentos especializados, não é porta aberta e, desta forma, as pacientes são encaminhadas das suas unidades de referência para o atendimento no Caasm”, orienta Léa Matos.