Defesa Civil nas Escolas: conteúdo é apresentado a coordenadores pedagógicos da rede municipal

Defesa Civil
14/07/2022 18h12

Na manhã desta quinta-feira, 14, representantes da Defesa Civil de Aracaju, que é vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), se reuniu com coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). O encontro foi realizado no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (CEAFE), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com o objetivo de apresentar informações sobre o projeto Defesa Civil nas Escolas.

A ação educativa, que faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, é desenvolvida nas escolas desde o mês de abril deste ano, e tem como público-alvo alunos da rede municipal, que estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental. Com o auxílio de quatro vídeos educativos, os agentes da Defesa Civil explicam para os estudantes os pilares de atuação do órgão e as formas de minimizar possíveis riscos.

A atividade contribui para que os estudantes passem a ter conhecimento sobre os riscos existentes nas áreas onde estão inseridos e, a partir disso, possam contribuir de maneira mais efetiva para que Aracaju seja uma cidade cada vez mais resiliente.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo, o objetivo da reunião é provocar nos educadores o interesse de reproduzir o conteúdo não só para os alunos que integram o público-alvo do projeto, mas também para outras turmas.

"Já temos reproduzido esse conteúdo nas turmas do 7° ano. A nossa perspectiva, a partir desse momento, é que a reprodução deste conteúdo ganhe força e que mais turmas sejam contempladas em um período mais curto", frisa o coordenador.

O diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), da Semed, Evilson Nunes, acredita que "a integração dos serviços ofertados pelo município de Aracaju é essencial para que a população seja atendida em todos os cenários necessários", considera.

Para o diretor, as atividades integradas, como essa, contribuem para a construção de uma cidade melhor. Ele ressalta, ainda, que o projeto da Defesa Civil auxilia na formação cidadã dos estudantes.

"O acesso à informação garante o pleno exercício da cidadania. A escola busca o aprendizado do aluno e também prepará-lo para ser um cidadão pronto para os desafios que a sociedade oferece", acrescenta Evilson.

Apesar de não morar em uma área de risco, a coordenadora pedagógica Flávia Oliveira Silva fez questão de cadastrar o celular no Serviço de Alerta por SMS - 40199, da Defesa Civil.

"Achei a reunião bastante pertinente. Realmente há a necessidade de se trabalhar esses assuntos em sala de aula. Inclusive, também cadastrei o meu cep no serviço de alerta 40199. Esses conteúdos são muito importantes não só para os alunos, mas também para os pais", frisa a coordenadora.

O coordenador pedagógico Waltiglei Santos de Oliveira considera o projeto Defesa Civil nas Escolas de grande relevância para a comunidade escolar.

"O encontro foi sensacional, as pessoas que trabalham têm bastante competência. Esse tipo de ação realmente precisa chegar aos estudantes das escolas públicas do ensino fundamental e maior e menor. Parabenizo ao pessoal da Defesa Civil pelo excelente trabalho", pontua Waltiglei.