Chuva e vento das últimas 48h não geram danos, mas Defesa Civil continua alerta

Defesa Civil
20/07/2022 17h37

Em vigor até a manhã da quinta-feira, 21, o alerta de ventos fortes, emitido na última terça-feira (19), mantém equipes da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em atenção.

Desde a emissão do alerta até a tarde de hoje, foram registradas rajadas de vento, com velocidade de até 40km/h, entretanto, nenhuma ocorrência relacionada ao fenômeno foi registrada, até o momento, através do serviço emergencial 199. "Não houve danos relacionados a colapso de estruturas ou queda de árvores, mas estamos em estado de atenção para atender as necessidades que possam surgir", afirma o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.

O alerta foi emitido com base no comunicado da Marinha do Brasil, que indica a existência de um sistema de alta pressão, que tende a provocar ressaca no mar, com ondas de até 2,5 metros. Essa instabilidade deve ocorrer acompanhada de ventos fortes, com maior intensidade no oceano, mas podendo se estender até a faixa litorânea, da Bahia até o Rio Grande do Norte, faixa na qual Aracaju está incluída.

Além disso, de acordo com o monitoramento realizado pelo órgão, o acumulado de chuvas registrado nas últimas 48h soma 19 milímetros, sem registro de ocorrências. Considerando o acumulado do mês, até o momento, os pluviômetros da capital já registraram 209 milímetros, valor superior à média histórica de julho que é de 180 milímetros.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo, as instabilidades climáticas recentes não geraram ocorrências. "É uma chuva bem distribuída e de intensidade fraca a moderada, que não tem gerado impactos, nem pontos de alagamentos, mas com uma concentração maior na zona Norte e no Centro", explica. 

A Defesa Civil continua em atenção para atender os possíveis chamados que podem ocorrer através do serviço emergencial 199, disponível 24h.

Orientações

"A população deve evitar se abrigar embaixo de árvores, de estruturas montáveis, como os painéis de publicidade, estruturas que, porventura, estejam apresentando barulhos, pelo impacto do vento, a exemplo de janelas, vidros, telhado e outras que possam ser danificados pela ação dos ventos e, dessa forma, representem risco à integridade física das pessoas", destaca Rabelo.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.