Defesa Civil nas Escolas: alunos da Emef Sabino Ribeiro aprendem sobre prevenção de riscos

Defesa Civil
25/07/2022 16h33

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira, 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, mais uma ação do projeto Defesa Civil nas Escolas. A atividade desenvolvida pelo órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e objetiva tornar a cidade mais resiliente.

Na ocasião, com o auxílio de quatro vídeos educativos, os estudantes da Emef aprenderam a se comportar em situações de desastres naturais e conheceram os canais de atendimento e pilares da Defesa Civil de Aracaju. A atividade educativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) desde o mês de abril deste ano e tem como público-alvo alunos da rede municipal, matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental.

O agente da Defesa Civil, Nélison Brandão, conta como foi a receptividade dos alunos da unidade educacional.

"Os estudantes nos receberam com carinho. Eles prestaram atenção e foram bastante participativos. A nossa expectativa é de que eles passem o que aprenderam para os pais deles e se tornem cidadãos mais conscientes", pontua Nélison.

Para o coordenador pedagógico do Sabino Ribeiro, Odirley Batista, a ação pode tornar mais fácil a tomada de decisões dos alunos que moram em áreas vulneráveis. "Com essa ação a Defesa Civil mostra a decisão de se articular com a educação, trazendo, principalmente para os estudantes que moram em áreas de risco, noções importantes, que poderão ajudar em situações de perigo. Eles adquirem noções básicas para ajudar as suas famílias nas decisões em situações de chuvas fortes", considera.

O estudante, Yago Wyctor, 12 anos, aproveitou a oportunidade para gravar na memória o número de atendimento da Defesa Civil.

"Gostei muito do trabalho da equipe, aprendi sobre os desastres. Se eu identificar qualquer sinal de acidente prestes a acontecer, vou ligar para o 199", garante Yago.