Arquivo Público de Aracaju recebe visita de alunos da UFS

Cultura
25/07/2022 16h46

Na manhã desta segunda-feira, 25, cerca de 20 alunos do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram o Arquivo Público de Aracaju, unidade gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), para aprender e conhecer como a história do município é guardada.

Durante a visita, o grupo aprendeu sobre a importância do arquivamento de documentos e da comprovação de fatos através desta ação. Também puderam ver documentos históricos, como os primeiros mapas de Aracaju e revistas que registraram momentos marcantes da história da capital sergipana.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, afirma que “o Arquivo Público é uma importantíssima fonte de pesquisa para Sergipe e para o mundo. A Funcaju é curadora dessa inesgotável fonte de informação e é muito bom trabalhar em parceria com profissionais e estudantes da área, a exemplo desses alunos da Universidade Federal de Sergipe. Iremos estreitar cada vez mais essa relação para fortalecer a política de arquivo público em Aracaju”.

O Arquivo Público de Aracaju preserva o acervo histórico do Município. Através de documentos escritos e impressos, fotografias, livros e mapas, plantas e periódicos, provenientes da Prefeitura e de doações particulares, a unidade tem como objetivo manter viva a história cultural da cidade.

De acordo com a estudante Mariana Siqueira Campos, a visita a ajudou a experienciar a forma prática de tudo o que ela via no seu curso. 

“É muito importante para a gente conhecer o trabalho de preservação da história da cidade de Aracaju e como esse arquivo e recepção dos documentos é feita. Na faculdade nós ouvimos falar sobre como tudo isso é feito, mas a experiência prática é totalmente diferente. Foi muito interessante ver como os documentos são guardados e todo o cuidado e zelo com que é feito [esse trabalho]”, conta Mariana. 

Já para a estudante Lauriane Andrade, a visita representou a oportunidade de usar o arquivo público como fonte direta de pesquisa. 

“Vi diversas formas de aprendizagem, principalmente para a gente que estuda História. Além disso, todo esse acervo também pode contribuir bastante para o enriquecimento das nossas pesquisas. Foi muito bom ter vindo”, considera Lauriane. 

Localizado na rua Estancia, 36, no bairro Centro, o arquivo é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para outras informações sobre visitas, basta entrar em contato com o órgão pelo telefone (79) 3179-1381.