Usuários do Cras da Coroa do Meio visitam Museu da Gente Sergipana

Assistência Social e Cidadania
27/07/2022 17h19

A cada passo dado por crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamim Alves, situado no bairro Coroa do Meio, novas descobertas sobre a cultura regional foram feitas com a visita ao Museu da Gente Sergipana, no Centro da capital, nesta quarta-feira, 27.

O passeio integra as atividades socioeducativas desenvolvidas no equipamento socioassistencial da Prefeitura de Aracaju, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social. Os educadores sociais e oficineiros da unidade foram os responsáveis por promoverem a visitação que oportuniza o fortalecimento dos vínculos comunitários e desperta o sentimento de pertencimento à cultura sergipana.

“Desde que retornamos o Serviço, de forma presencial, depois da pandemia, não tínhamos feito nenhum passeio. Pensamos no Museu por ser um local legal, bem interativo e que eles iriam gostar. A maioria veio pela primeira vez. Eles amaram, adoraram, nunca tinham visto e, poder brincar, tocar, conhecer a história de Sergipe é interessante. Por meio desta visita, unimos as atividades feitas em sala que propomos a eles com o conhecimento prático. Como também estamos nos aproximando do Dia do Folclore, já adentramos sobre a cultura sergipana”, explica a educadora social Yala Taissa Nascimento.

Durante a visita, os usuários conheceram sobre a cultura do estado em um minidocumentário reproduzido em uma sala de cinema, assistiram ao teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso, adivinharam o significado dos vocábulos típicos de Sergipe sobre a literatura de cordel, brincaram em jogos de amarelinha interativa e da memória com objetos minúsculos que representam características da cultura sergipana, atravessaram a Avenida Ivo do Prado para também visitarem o Largo da Gente Sergipana, dentre outras particularidades regionais. 

A estudante Maria Antônia Alves participa do SCFV no Benjamim Alves há pouco tempo. Ela está gostando das novas experiências proporcionadas pelo Cras.

“É a minha primeira vez no Museu e achei muito legal porque conheci muitas coisas boas sobre a nossa cultura, Aracaju e histórias antigas. Estou adorando ficar no Cras, gosto das tias, dos meus colegas, fico até ansiosa para ir para lá”, conta Antônia.

A estudante Maria Regina de Jesus visitou o Museu pela terceira vez e ficou atenta a tudo o que o educador do espaço contou.

“Foi legal. Conheci várias coisas, me recordei de muitos momentos. Os passeios que o Cras promove para nós são sempre legais, já fomos para vários lugares”, aponta Regina.