Prefeitura orienta fluxograma do pré-natal da parceria

Saúde
09/08/2022 16h24

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta e oferta o fluxograma do pré-natal da parceria. Os atendimentos têm início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a chegada do homem ao serviço acompanhando a gestante, é informado como será sua participação no pré-natal, parto e puerpério.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, o pré-natal da parceria envolve desde o início da gestação e se prolonga além do parto, lembrando que é um momento que envolve o casal, não só a mãe.

“Essa é uma chance para o parceiro cuidar mais da própria saúde, além de acompanhar a gestação da parceira, por meio da realização de exames de rotina em todas as unidades da capital, no qual submetem os pais às vacinas necessárias e também a testes rápidos para HIV, sífilis e para as hepatites”, explica Léa.

Atuação

A SMS tem como foco a prevenção, promoção, o diagnóstico de doenças, além da garantia de acesso ao pré-natal de qualidade. O parceiro deve acompanhar a gestante e, para isso, terá acesso a todos esses serviços, pois faz parte dessa política a paternidade responsável. 

“O homem precisa ter esse alerta, e o pré-natal ajuda nessas três frentes: a vinculação do homem com a UBS, a vinculação dele em relação ao papel de pai, e o tratamento também das doenças que possam vir a infectar a gestante e, consequentemente, o bebê”, enfatiza Léa.