Horto Municipal produz mudas para ornamentação, arborização e doação

Agência Aracaju de Notícias
22/08/2022 08h05

Com o objetivo de tornar Aracaju uma cidade mais verde e sustentável, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realiza um trabalho de produção de mudas que vai desde a coleta de sementes até o plantio de árvores para ornamentação e arborização da cidade, além da doação de mudas para a população. Todo o processo é planejado pelo Horto Municipal, localizado dentro do Parque da Sementeira e gerido pelo órgão ambiental.
 
De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, recentemente, a Prefeitura realizou a expansão da capacidade de produção do Horto, com a construção de uma nova estufa, aumentando de maneira substancial a produção de mudas.
 
“O foco, nos últimos anos, tem sido melhorar a capacidade de arborização e o tipo de árvores que estamos plantando. Essa estrutura que ampliamos tem permitido aumentar essa capacidade, melhorando não apenas o quantitativo, mas a qualidade das mudas, propiciando uma condição melhor de arborização. Isso é a efetivação do que planejamos e o que trouxemos como metas do projeto de Planejamento Estratégico, que juntamente com o Inventário de Arborização desenvolvido, no momento, trará uma melhor condição das árvores, ao mesmo tempo que teremos uma produção que atenda a isso”, explica o secretário.
 
Mais de 20 espécies de árvores e plantas são produzidas no Horto, diariamente, a exemplo de cajueiro, angelim, aroeira da praia, mangabeira, entre tantas outras. Elas chegam quando ainda são sementes e lá são cultivadas até que atinjam o tamanho e as condições ideais para serem plantadas na cidade.

Só neste ano, de janeiro a julho, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já realizou o plantio de mais de 1.600 mudas florestais, e outras 1.931 espécies florestais, medicinais e ornamentais foram doadas à população aracajuana.
 
“Ter uma boa produção garante que as mudas sejam de boa qualidade e que vão estar preparadas para irem ao campo com uma melhor taxa de sobrevivência. O Horto cumpre esse papel muito bem, que é o de dotar a cidade de mudas em boas condições para que possamos continuar avançando na valorização da cidade, para uma Aracaju mais verde e mais sustentável”, afirma Lemos.
 
De acordo com o coordenador do Horto, Victor Melo, o Parque da Sementeira é o principal ponto de coleta das sementes, mas também são realizadas coletas de algumas árvores adultas da cidade.
 
“Nós realizamos uma catalogação dessas árvores matrizes, que são árvores que produzem boas sementes, e trazemos as sementes delas para o Horto, onde aqui é feito o beneficiamento. Produzimos o substrato, acondicionamos nos saquinhos e levamos para as estufas. São diversas espécies, no entanto, priorizamos produzir e plantar as nativas do Brasil, principalmente as da região da Mata Atlântica e da região dos Tabuleiros Costeiros”, explica o coordenador.
 
O Horto conta com cerca de 25 analistas ambientais, entre engenheiros florestais e agrônomos, além da equipe operacional, que trabalham na produção das mudas de espécies florestais, para arborização urbana da capital, além das plantas ornamentais que servem para o paisagismo das praças, dos canteiros centrais e das repartições públicas, além das ervas medicinais, que são disponibilizadas para a população.
 
Produção
 
Conforme explicação do coordenador Victor, as mudas são acomodadas primeiramente na estufa de sol pleno. Ao atingirem um tamanho entre 10cm a 15cm, elas são transferidas para a estufa de 70% sombrite.
 
“A partir daí, quando ela atingir o porte de 1,5 metro, a levamos para a área de rustificação, onde diminuímos a rega e a deixamos em sol pleno. Já que ela estará na rua, antes precisamos prepará-las para as condições rústicas”, explica o coordenador.
 
Doação
 
Para a população, são disponibilizadas espécies arbóreas florestais, além das ervas medicinais. Além das doações durante as ações do Carro da Árvore, realizadas pela Sema, em Aracaju, a população também pode retirar as espécies diretamente no Horto. Segundo o coordenador, há uma exigência de que a muda seja plantada dentro do perímetro aracajuano, portanto, a doação só pode ser destinada aos cidadãos aracajuanos que residem na cidade.
 
“O objetivo é arborizar a cidade de Aracaju. Qualquer pessoa, de qualquer classe social, desde que resida na capital, pode retirar a muda no Horto. Essas pessoas também contam com suporte da nossa equipe técnica, para evitar que as mudas sejam plantadas em locais que possam ocasionar problemas futuros”, reitera o coordenador.