Covid-19: vacinação de crianças é segura, mas ainda enfrenta resistência dos pais e responsáveis

Saúde
16/08/2022 16h40

Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar e garantir a eficácia das vacinas contra a covid-19 para crianças de 3 e 4 anos, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz um alerta sobre a baixa procura de imunização para essa faixa etária.

Mesmo com todas as estratégias realizadas pela SMS para vacinação, o ritmo de doses aplicadas para o público infantil está lento, em Aracaju. Após 25 dias, desde a abertura do imunizante para essas idades, das quase 23.232 crianças esperadas nessa faixa etária, apenas 3.311 receberam a primeira dose contra a covid-19, o que representa 14,25% do público vacinável.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, as informações falsas e de fontes não científicas ainda causam receio em pais e responsáveis para levarem suas crianças para vacinarem. “Algumas pessoas têm medo, por se tratar de uma vacina nova e pelas informações falsas passadas através de fake news, mesmo já tendo pesquisas realizadas no Brasil e no mundo mostrando a eficácia da vacina, também nesta faixa etária”, explica. 

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investigou os motivos da baixa vacinação da covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. “Grande parte dos pais e responsáveis disse que não levariam seus filhos para se vacinar com medo da reação e porque não conhecia os efeitos da vacina ao longo prazo nas crianças. Isso só vem reafirmar o que nós entendemos que também seja um dos problemas, aqui em Aracaju. Mesmo realizando divulgação e estratégias da vacinação nos shoppings, em escolas e creches, ainda estamos com a porcentagem baixa para crianças”, enfatiza Taise. 

Pontos de vacinação

Na capital, os pontos de vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 a 11 anos são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8 às 16h, com exceção da UBS Joaldo Barboza (bairro América), que está passando por uma reforma no telhado. Quatro destas UBSs funcionam com horário estendido, de segunda a sexta, das 8h às 18h. São elas: UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca. Nos três shoppings, Riomar, Jardins e Aracaju Parque, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 8h às 17h.