Prefeitura de Aracaju inicia II Encontro de Formação de Educadores de Creche

Educação
25/08/2022 14h16

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao II Encontro de Formação de Educadores de Creche. O evento começou na manhã desta quinta-feira, 25, e segue até o dia 30, sendo realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). O tema desta edição é "A relação adulto-criança na creche: acolhimento, vínculo e as experiências da vida cotidiana". A programação do evento conta com palestras relacionadas ao aprendizado na Educação Infantil, segurança no trabalho, saúde da criança, entre outros.

Organizado pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), o encontro formativo é voltado para cuidadores e professores de creche, e supervisores das empresas terceirizadas que prestam atendimento a esta categoria de ensino na rede municipal.

"A partir de formações como essas podemos qualificar, ainda mais, nosso serviço, apresentando orientações claras e diretas sobre a valorização do trabalho pedagógico para todos. Hoje, atendemos 2.833 crianças dessa modalidade, que precisam de um trabalho específico e diferenciado. Isso para que, além do cuidado básico, o processo educativo se inicie o quanto antes e haja um bom desempenho na vida de cada um", afirma o diretor do DEB, Evilson Nunes.

A programação do evento conta com palestras relacionadas ao aprendizado na Educação Infantil, segurança no trabalho, saúde da criança, entre outros.

Coordenadora da Coeinf, Núbia Lira, ressalta que momentos como esse agregam bastante no trabalho diário de cada profissional.

"É de uma importância gigantesca encontrar com os educadores que lidam como os bebês, com as crianças. Precisamos aprimorar, cada dia mais, o atendimento qualificado", frisa Núbia.

As orientações acerca de primeiros socorros são enaltecidas por uma das cuidadoras da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos, do bairro Porto D'Antas, Maria Isabel.

"É por cursos como esses que podemos aperfeiçoar o nosso trabalho, de cuidar, prevenir situações e oferecer proteção às nossas crianças. São momentos que nos ensinam não só a parte educacional, mas também sobre segurança", afirma Maria Izabel.

Já a cuidadora na Emei Maria Givalda, no Soledade, Zulene Izabel enfatiza a importância de levar essas instruções para o dia a dia do ambiente escolar.

"É uma experiência muito valiosa. Depois da formação, a gente fica com aquilo na mente e quer colocar em prática, porque queremos cuidar deles como se fossem nossos filhos, acolhidos e bem tratados", expressa Zulene.