Aracaju é referência em evento do Ministério do Desenvolvimento Regional pela formação de Nupdecs

Defesa Civil
26/08/2022 19h34

Na tarde desta sexta-feira, 26, a Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, participou do bate-papo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a respeito da "Importância da Formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs)".

Esta é a terceira edição do encontro, realizado de forma online, que acontece todos os meses no canal do MDR e tem como objetivo ampliar a discussão sobre a metodologia utilizada para a implementação e sustentabilidade dos núcleos.

Durante o evento, a Defesa Civil de Aracaju foi citada pelo destaque alcançado através do título de "Boas Práticas", a partir da formação de Nupdecs, na capital, com sua manutenção e relevância para a prevenção e minimização dos possíveis impactos que possam ser ocasionados por desastres naturais ou tecnológicos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que, em Aracaju, oito Nupdecs estão em atividade e contribuem de maneira efetiva com suas comunidades, a partir de constante interação com o órgão municipal.

"Hoje participamos efetivamente dessa reunião e demos a nossa contribuição, colocando o exemplo de Aracaju como referência para o Brasil na criação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil na Comunidade", afirma.

A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Karine Lopes, ressalta o valor da mobilização junto às comunidades, em Aracaju. "Passamos o vídeo com a experiência de Sergipe. Muito bonito ver como alcançaram tantas comunidades e mudaram a cidade. A Defesa Civil do Município orienta, mobiliza e capacita os voluntários. A sociedade, junto com a Defesa Civil, torna a cidade mais resiliente", frisou.

No bate-papo, as participantes também falaram sobre as dificuldades na implementação de ações durante o primeiro ano da pandemia da covid-19 e o papel dos núcleos, que atuam como mediadores entre as Defesas Civis e as comunidades, diante das especificidades de cada localidade.

De acordo com o secretário, os desafios, como os impostos pela pandemia, foram tratados de maneira estratégica em Aracaju, com a busca por alternativas para atender às demandas de manutenção dos grupos e, ao mesmo tempo, não gerar riscos. "Mantivemos diálogo com os membros desses núcleos, através de grupos formados em aplicativos de conversa. Nesse espaço, compartilhamos informações e acolhemos as demandas indicadas pela comunidade, mantendo constante atenção às necessidades, para prevenção e redução de riscos", acrescentou Silvio Prado.

Participantes

O encontro, que ocorreu de maneira online, contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Karine Lopes; a supervisora de Gestão Comunitária da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Alice Uzêda Mascarenhas Chagas; a coordenadora Regional de Resiliência do International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) na América do Sul, Keila Maria Ferreira; e a diretora de Manutenção e Áreas de Risco da cidade de Belo Horizonte, Isabel Queiroz Volponi.

O evento foi mediado pela assessora técnica da Coordenação Geral de Articulação da Defesa Civil Nacional, Loiane Ferreira de Souza; e acompanhado, em Aracaju, pela equipe da Defesa Civil do município.