Defesa Civil de Aracaju se reúne com órgãos da Grande Aracaju para alinhar procedimentos e ações

Defesa Civil
30/08/2022 16h43

Na manhã desta terça-feira, 30, a equipe da Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), esteve reunida com representantes das Defesas Civis da região metropolitana. O encontro, realizado na sede do órgão, objetivou promover o diálogo sobre procedimentos que são de competência do órgão e sobre a melhor forma de atender a toda população.

Participaram da reunião membros das Defesas Civis dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e a Defesa Civil Estadual. Na ocasião, as equipes trataram sobre métodos de vistorias e assuntos relacionados aos pilares de Defesa Civil, envolvendo ações de prevenção, mitigação e resposta. 

O coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, conta que o diálogo contribuiu para o alinhamento das atividades dos órgãos municipais. "Foi o primeiro encontro no sentido de discutir a atuação da Defesa Civil. Temos atividades semelhantes, considerando, inclusive, o padrão construtivo dos imóveis e as áreas de risco", relata.

Para o coordenador da Defesa Civil de Nossa Senhora de Socorro, Kléber Lima, “a iniciativa da Defesa Civil de Aracaju é interessante e serve para que os municípios vizinhos possam alinhar alguns procedimentos e ações que as Defesas Civis vêm adotando. É muito relevante termos Aracaju como exemplo, para que tenhamos referência na resolução de algumas problemáticas. Existem situações para as quais precisamos de maior aprofundamento e debate, para que possamos entender como agir e até que ponto podemos atuar, enquanto Defesa Civil".

A coordenadora da Defesa Civil do município de Barra dos Coqueiros, Vilma Sobral, afirma que o encontro foi produtivo, com a interação entre os municípios. "Com conversas nesse sentido, fica mais fácil saber como lidar com os desafios, pois acabamos nos espelhando no trabalho uns dos outros, como também esclarecendo dúvidas em comum. Foi muito satisfatório perceber a interação dos municípios que compõem a Grande Aracaju", considera.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Silva Santos, é muito importante que as coordenadorias participem do processo de alinhamento dessas ações. "Temos que lidar com as mesmas situações. Quando o grupo se reúne, para discutir as ações, fica mais fácil visualizar como chegar a um denominador comum. Então, alinhando as nossas ações o estado de Sergipe e suas cidades ganham", afirma.