Arquivo Público de Aracaju acolhe, preserva e disponibiliza história da capital

Cultura
02/09/2022 14h39

O Arquivo Público Municipal de Aracaju é o equipamento da Prefeitura, gerido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), responsável por acolher, conservar e disponibilizar ao público um extenso material histórico da criação e desenvolvimento da  capital sergipana.

Localizado na rua Estância, número 36, o acervo do Arquivo Público guarda documentos escritos e impressos, fotografias, livros, mapas, plantas e periódicos, alguns destes são tão antigos que não são datados.

A maior relíquia do órgão é a Ata da Câmara do ano de transição da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju, de 1855. Além disto, o órgão também guarda a fotocópia da Planta Cidade de Aracaju, de 1919, feita a grafite pelo então gestor do Departamento de Obras e Urbanismo (atual Emurb), Antônio Baptista Bittencourt.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, explica que "o Acervo Público de Aracaju é um excelente tour pela nossa história, pois guarda a memória da nossa cidade, seja no campo institucional, político, social ou cultural. Cuidar da memória é fundamental para construir o futuro, daí a importância de mobilizar esforços para melhorar cada vez mais o acesso ao arquivo municipal".

O Arquivo Público de Aracaju tem visitação gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.