Saúde de Aracaju participa de formação sobre incidentes com múltiplas vítimas

Saúde
02/09/2022 15h30

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou de formação sobre resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, na capital, com objetivo de aprimorar a resposta a situações de emergências e desastres.

A formação foi realizada pela Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE) e contou a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos de controle de trânsito, órgãos de segurança, forças militares, gestores e profissionais de saúde. Na ocasião, foram aplicadas atividades teóricas e exercícios práticos.

A diretora técnica do Hospital Municipal Fernando Franco, Ana Carolina Moura, falou sobre a importância da participação. “O conhecimento adquirido permite que consigamos atuar com respostas ainda mais efetivas para a população. Além disso, a integração entre as redes é essencial”, frisa. 

De acordo com a Força Nacional, a ideia é que os três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) atuem de forma coordenada e imediata em caso de incidentes.

Atividades

Durante as explanações teóricas, que foram ministradas no Hotel Delmar, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Aracaju, foram abordados temas como Organização do Setor de Saúde; Sistema de Comando e Controle; Avaliação de Cena e Magnitude do IMV; Comunicação em Cena em IMV; Preparo e Qualificação para a Resposta; Regulação em IMV; Preparo Intra Hospitalar em IMV, Cuidados com A Saúde Mental do profissional após IMV, entre outros.

Já na manhã desta sexta-feira, 2, as atividades práticas aconteceram no Kartódromo de Aracaju e os participantes puderam acompanhar a simulação de um incidente de grandes proporções envolvendo múltiplas vítimas.

Para o médico cardiologista, José Dimas Barbosa, o momento é primordial para a observação do trabalho extra-hospitalar. 

“Receber o paciente de maneira a diminuir os danos para que ele evolua, se possível, com menor tempo de internação hospitalar e com a menor quantidade de sequelas possível é nosso objetivo. Tudo para acolher cada vez melhor”, enfatiza José Dimas. 

A Saúde de Aracaju foi representada pela coordenadora Claudia Oliveira Pardo, da coordenação da Rede de Urgência e Emergência (Reue), gestores e corpo clínico do Hospital Municipal Zona Sul Fernando Franco, a diretora clínica, Suyan Mychelle Dias Silva; a diretora técnica, Ana Carolina Moura, além dos médicos José Dimas Barbosa; Brunno Silva Gois; Ricardo Henrique Leal Souza; Carlos Augusto Moura Santos Filho; Matheus Almeida Araújo.