Prefeitura orienta representantes do segmento de eventos sobre utilização de espaços públicos

Serviços Urbanos
02/09/2022 17h04

Com a retomada do calendário de eventos na capital, a Prefeitura de Aracaju reuniu, na manhã desta sexta-feira, 2, na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), representantes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o presidente da Frente Parlamentar de Turismo (FPT), da Câmara de Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira, além de empresários do segmento. Na ocasião, foi dialogado o cumprimento de medidas referentes às apresentações nos espaços públicos, a exemplo dos horários de início e término das mesmas.

“Estamos acompanhando de perto esse momento de retorno das grandes festividades. Por isso, provocamos esse chamamento para alertar os organizadores a respeito dos limites de horários estabelecidos pelos órgãos municipais, através da Emsurb e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente [Sema], que não devem ser ultrapassados sob risco de penalidades”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

O presidente disse reconhecer as dificuldades vivenciadas durante a pandemia e ratificou a atenção da administração municipal por essa cadeia produtiva.

“Aproveitamos o encontro para esclarecer alguns pontos que eram motivos de questionamentos, como as taxas de limpeza, organização dos ambulantes e uso do espaço público. Desta forma, explicamos todos os critérios utilizados pela empresa para o cálculo dos custos, no intuito de não gerar transtornos para os empresários”, enfatiza Bruno.

Para Fabiano Oliveira, o encontro foi de grande relevância no sentido de definir um ordenamento para as festividades que ocorrem na cidade neste período pós-pandemia.

“Estamos em um momento importante para os envolvidos no setor. Por isso, esse alinhamento é crucial para mostrarmos à sociedade e ao poder público a nossa preocupação com o bom andamento dos eventos, com as devidas delimitações para início, meio e fim, a exemplo do próprio Pré Caju”, ressalta o parlamentar ao frisar que o sucesso dos eventos depende do comprometimento dos organizadores em todas as modalidades.

A iniciativa da realização da reunião por parte da Prefeitura de Aracaju, foi motivo de elogio do presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape/SE), Gustavo Paixão. 

“Como geradores de renda e lazer precisamos nos organizar, pois o segmento representa 4,7 % do PIB nacional, o que resulta num faturamento expressivo. Então, é necessário que a iniciativa privada esteja alinhada com o poder público para que as regras sejam cumpridas. Nesse ponto, é muito importante encontros dessa natureza e só tenho a parabenizar a Emsurb, na pessoa do presidente Bruno, que teve essa sensibilidade de ouvir nossas ponderações antes mesmo de partir para qualquer tipo de punição”, destaca o empresário.