Chuva e ventos fortes: Defesa Civil de Aracaju faz balanço do mês de agosto

Defesa Civil
05/09/2022 10h59

O mês de agosto foi marcado por chuvas acima da média histórica e, também, foram registrados ventos fortes na capital. As características diferenciadas para o período são analisadas pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que realizou um balanço contemplando dados relacionados às chuvas, ventos fortes, bem como das ocorrências atendidas pelas equipes.

Segundo o levantamento realizado pela Defesa Civil, a zona Norte de Aracaju registrou 229,2 milímetros de chuva, enquanto a zona Sul teve um acumulado de 118,3 milímetros. Essa variação acontece devido à variação de precipitações que ocorre em diferentes regiões, com pancadas de chuvas isoladas.

"Existem 17 pluviômetros, em Aracaju, então, é normal que alguns marquem valores maiores do que outros. O volume mais baixo acumulado foi registrado em bairros como Mosqueiro e Robalo, onde choveu, no mês de agosto, em menor quantidade, se comparado com a região Norte da capital, como Porto Dantas e Bairro Industrial", explica o coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo.

Apesar do volume de chuva registrado na zona Norte ser mais que o dobro da média histórica para o mês de agosto, que é de 97,4 milímetros, nenhuma ocorrência ensejou desabrigados ou desalojados. Foram 86 ocorrências registradas ao longo do mês para realização de inspeção em situações de alagamentos, risco de desabamento ou queda de árvores.

Entre as situações existentes, 10% delas estão relacionadas aos ventos: risco de queda de árvore ou queda efetiva; risco de colapso na estrutura de painéis publicitários, que totalizam nove ocorrências. Mais da metade das solicitações recebidas pela Defesa Civil foram oriundas do serviço emergencial 199, que está disponível 24h para atendimento à população.

Setembro

Assim como agosto, setembro iniciou sob chuva acima da média prevista. Foi registrado, somente no primeiro dia, mais de 60% do volume esperado para o mês inteiro. Segundo dados atualizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média histórica de setembro é de 61 milímetros e já foram registrados 40,7 milímetros.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, afirma que "a quadra chuvosa, que é aquela com maior incidência de precipitações, corresponde aos meses de março, abril, maio, junho, teve valores acima da média histórica. As características têm se estendido até o mês de setembro", considera Rabelo.

Mesmo com os números superando a média, o volume das chuvas não é considerado preocupante, neste momento, segundo o coordenador, visto que a cidade responde bem, considerando, inclusive, que o acumulado de até 80 milímetros de chuva não costuma gerar inundações ou alagamentos, desde que as precipitações ocorram dentro de um período de, no mínimo, 6h.

"Aracaju tem respondido bem. Foram 40,7 mm, então, é um volume significativo para mês de setembro, porém é um valor baixo, quando considerada a resiliência da cidade", conclui o coordenador.

Serviço emergencial

O serviço emergencial 199 funciona 24h, todos os dias da semana. Também é possível receber os alertas do órgão, no celular, de forma gratuita. Para se cadastrar é preciso enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 e inserir no campo da mensagem o CEP da localidade sobre a qual deseja ser informado.