Comunidade do 17 de Março comemora entrega de novas praças no bairro

Obras e Urbanização
20/09/2022 09h45

Com a entrega de mais duas praças, a população que vive no 17 de Março ganha uma inspiradora mudança de cenário no bairro: o terreno baldio, insalubre e sem função social dá lugar a um espaço de convivência que estimula o desenvolvimento infantil, a prática esportiva, atividades lúdicas e que levam mais cidadania àquela comunidade.

Durante a solenidade de inauguração das praças 8 e 9, estava presente a alegria de pais, filhos, tios, avôs e avós, que encararam com gratidão e felicidade a iniciativa da Prefeitura de Aracaju.

“A praça está linda e maravilhosa, amei. Eu tenho um filho autista e sinto muita alegria porque ele ama brinquedos, vai estar com outras crianças e ser estimulado. Isso promove a inclusão social pra ele. Espero que todo mundo cuide da praça”, relata a moradora Luciene Melo.

Para a outra moradora Beth Ferreira, o espaço será aproveitado para cuidar da saúde e bem-estar.

“Para mim, está sendo maravilhoso porque faço caminhada e, agora, consigo fazer bem perto de casa. Antes da construção, só tinha areia, cavalo, animais e muito lixo. Agora, ficou muito bonito, traz uma diversão para as crianças. Meu filho de 11 anos me chamava para sair e eu ficava me perguntando para onde ir. Tenho um local para diversão perto de casa, a ação da Prefeitura foi excelente”, elogia Beth. 

Susy Suelen vive no 17 de Março há uma década. Ela destaca a importância da iluminação nas praças.

“Temos opção de lazer para crianças e até para as mães, que podem conversar com outras mulheres, fazer atividade física também. É um local para a gente se reencontrar. Ficou tudo muito bonito, ainda mais com as lâmpadas de LED, que deram um toque final. As crianças gostaram muito, e a alegria de uma mãe é ver o filho feliz”, comenta Suelen. 

“Antigamente, as pessoas jogavam lixo aqui. Tinha rato, muita sujeira, prejudicava bastante. Hoje, está muito legal, se tornou um ambiente diferente. A vida é muito corrida e não temos muito tempo para sair do bairro para ter lazer, então, ficou muito legal. Tem brinquedos até que trazem o lado educativo para as crianças, tem aparelhos de ginástica que têm ajudado muitas pessoas. Agora, às 5h da manhã, já tem pessoas se exercitando. Está tudo muito diferente, bem bonito”, aprova Jeane Ferreira Celestino.

A moradora Luciana Santos reconhece as transformações do bairro 17 de Março.

“Antes só tinha lama e esgoto a céu aberto. Hoje, eu tenho muita satisfação em ver as crianças brincando. Nosso bairro está cada vez melhor. O espaço aqui é arborizado e muito bonito. Espero que a população preserve, farei a minha parte. Ficou muito linda a praça, a Prefeitura está de parabéns, nota dez”, destaca Luciana. 

Inauguração das praças

Na última quinta-feira, 15, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a inauguração das praças 8 e 9. Ambas contam com pista de caminhada, bancos, mesas, pergolado, parque infantil, equipamentos de ginástica ao ar livre, iluminação em LED e acessibilidade. Para construir os dois espaços de convivência, a gestão municipal investiu cerca de R$ 2,1 milhões, a partir de financiamento com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).