Avanço no índice do Ideb é o principal assunto do podcast desta quinta, 22

Comunicação Social
22/09/2022 08h00

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deixou os aracajuanos orgulhosos. De acordo com o último levantamento, correspondente ao ano de 2021, realizado pelo Ministério da Educação, a capital sergipana alcançou a média 5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°) e 4,4 nos anos finais (6º ao 9º). Nos dois casos, houve crescimento em comparação a 2019. Com isso, Aracaju assumiu a 2ª posição no ranking nacional das capitais que apresentaram aumento no Ideb. 

Estratégias foram adotadas pelo município para manter a qualidade da aprendizagem durante a pandemia, quando foi necessária a implantação do ensino remoto. Além disso, também foram adotadas medidas diferenciadas para o retorno das aulas presenciais, no pós-pandemia, a exemplo da realização de busca ativa, recomposição da aprendizagem, avaliação diagnóstica, formação continuada de professores e elaboração de material de apoio especializado.

LIRAa

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, divulgado durante a semana, mostra uma redução nos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, em Aracaju. A capital zerou o número de bairros que estavam em alto risco para o  mosquito. O índice de infestação geral da capital sergipana está em 1,5%, número 35% menor do que o valor calculado no levantamento anterior, realizado no último mês de julho. 

A Cidade em Ação

Esses temas estão inseridos na edição desta quinta-feira, 22, do podcast A Cidade em Ação. O programa, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), apresenta e discute, sempre às quintas, assuntos que interessam à população aracajuana. Todas as edições podem ser acessadas, a qualquer momento, nos perfis da Prefeitura nas plataformas digitais de transmissão de áudio e vídeo.