Nupdec: Defesa Civil de Aracaju dialoga com moradores do bairro Santa Maria

Defesa Civil
20/09/2022 14h29

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promoveu, na tarde da terça-feira, 20, mais uma reunião com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdec) do bairro Santa Maria.

O diálogo entre o órgão e a comunidade aconteceu no Espaço Cuidar, localizado no conjunto Valadares, onde foram discutidas situações pertinentes, principalmente, à prevenção de riscos e demandas relacionadas aos serviços prestados pelo órgão.

Para o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, a ação proporciona a efetivação de práticas que contribuem para construção de uma cidade cada vez mais resiliente.

"O moradores de áreas de risco, a partir dos Nupdecs, contribuem de forma significativa para a disseminação de boas práticas junto às suas comunidades, o que amplia a percepção de riscos e, principalmente, contribui com o processo de prevenção. Essa interação é fundamental e gera resultados positivos para todos", frisa o coordenador.

Segundo a Assistente Social do órgão municipal, Sheila Rollemberg, o diálogo ocorre de maneira constante e gera fatores positivos para a redução de riscos na região.

"Os membros do Nupdec são os olhos da Defesa Civil na comunidade. Através deles, passamos a ter conhecimento sobre situações importantes e que se tornam alvo de monitoramento para a nossa equipe. Essas reuniões são sempre positivas. A partir desses encontros e diálogo o conhecimento da comunidade chega até a Defesa Civil", avalia Sheila.

Para o membro do grupo, Sidney Silva, a formação do núcleo trouxe melhorias para a região.

"Quando a Defesa Civil montou esse grupo foi melhor porque a gente do Nupdec Santa Maria ajudou a prevenir várias ocorrências, como foi o caso de uma casa que estava já virando plantação em cima dela e, antes que acontecesse um acidente, o fato foi passado para a Defesa Civil e tudo foi resolvido", conta Sidney.

De acordo com a integrante do grupo, Cláudia Pereira, a interlocução entre a Defesa Civil e a comunidade é relevante, "pois a comunidade vai estar onde eles não podem estar. Então, quando agimos como os olhos da Defesa Civil perante a comunidade, podemos ajudar a minimizar o tempo de ação deles, e até impedir que uma catástrofe aconteça". 

Cláudia ainda afirma que o auxílio dado pelos membros do Nupdec ao órgão inspira confiança dos outros moradores.

"O Santa Maria é um bairro muito extenso, e quando as pessoas da comunidade chegam junto dessas atividades, os moradores confiam e trazem as demandas, e aí a gente chega mais rápido, e avisa a Defesa Civil", conta a integrante do grupo.