Defesa Civil nas Escolas visita Emef Jornalista Orlando Dantas, no Olaria

Defesa Civil
22/09/2022 17h24

Nesta quinta-feira, 22, a Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu seguimento ao projeto ‘Defesa Civil nas Escolas', com ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria. A atividade desenvolvida pelo órgão integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e objetiva contribuir para a construção de uma cidade cada vez mais resiliente.

Na ocasião, com o auxílio de quatro vídeos educativos, os estudantes aprenderam a se comportar em situações de desastres naturais e conheceram os canais de atendimento e pilares da Defesa Civil de Aracaju. A atividade tem sido desenvolvida desde abril deste ano e tem como público-alvo alunos da rede municipal, matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Nélison Brandão, os assuntos "são fundamentais para introduzir o público infantil às ações de Proteção e Defesa Civil e para que saibam que são membros importantes desse sistema".

Através da divulgação dos conhecimentos adquiridos durante a palestra, para familiares, amigos e a comunidade, os alunos contribuem com o trabalho do órgão.

O engenheiro também reforça o papel de "agentes multiplicadores" que o público infantil assume diante dos conteúdos apresentados.

"A longo prazo, esse conhecimento absorvido certamente contribuirá para o fortalecimento da resiliência da cidade", garante.

A professora de Matemática que integra o corpo docente da EMEF, Verônica Lima, reconhece a relevância da implementação do projeto nas escolas municipais.

"Acho muito importante a Defesa Civil fazer essas palestras nas escolas, até porque os alunos não têm esse conhecimento, veem as coisas acontecendo e acham que é natural. Essa prevenção, esse cuidado, é muito importante", frisa Verônica. 

Para a aluna, Geovana Santana, de 15 anos, as informações apresentadas durante a palestra evitam a reincidência de eventos adversos e promovem a segurança de toda a comunidade. "É experiência para todo mundo, para mais tarde não acontecer nada nem comigo e nem com o próximo", explica.