Programa Segundo Tempo: Prefeitura e UFS oferecem atividades esportivas a alunos da rede municipal

Educação
23/09/2022 12h37

Futebol, artes marciais, natação, dança, atletismo e badminton: todas essas modalidades esportivas são trabalhadas com alunos da rede municipal de ensino através do Programa Segundo Tempo, resultado da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do seu Departamento de Educação Física.

Atualmente, o projeto contempla 100 alunos da rede, entre 7 e 12 anos de idade, que são estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Marechal Henrique Teixeira Lott, Dr. Carvalho Neto e Jornalista Orlando Dantas. As oficinas e práticas esportivas do Segundo Tempo são realizadas duas vezes por semana e ocorrem nas dependências da UFS, no campus de São Cristóvão. A Semed disponibiliza transportes e estagiários de Educação Física que acompanham as crianças tanto durante o percurso como nas atividades.

O coordenador de Educação Física da Semed, Robson dos Santos, afirma que o projeto possibilita aos estudantes o contato com estilos de esporte variados. 

"A Educação Física é uma disciplina obrigatória e realizada no mesmo turno em que o aluno estuda, com um plano de aula que segue a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Isso impossibilita que haja o aprofundamento sobre determinadas modalidades esportivas. Na Semed, há professores que desenvolvem projetos ou a gente faz adesões a programas de outras instituições, justamente para que os alunos tenham acesso a estilos diversos", explica Robson. 

O profissional da Semed ressalta que alguns dos inúmeros benefícios do esporte para os alunos é tornar a escola mais atrativa, ajudando a combater a evasão e trabalhar com eles habilidades que contribuem para seu desenvolvimento enquanto estudantes. 

"Assim como as atividades culturais e recreativas, as práticas esportivas fazem com que as crianças tenham uma satisfação ainda maior em estar no ambiente escolar. Além disso, estudos da área comprovam que eles conseguem se desenvolver melhor em outras disciplinas quando têm contato com habilidades que praticam ", salienta o coordenador.

Lillian Soares é instrutora de dança no Segundo Tempo e fala do entusiasmo das crianças durante as aulas. 

"Cada dia vou passando um ritmo musical diferente para elas dançarem. Assim, fazemos não só um trabalho corporal, mas mental e social também. Elas adoram. Chegam aqui bem empolgadas, se dedicam e vão avançando. É interessante que elas chegam aqui falando 'tia, não sei dançar', mas mostramos que, como tudo na vida, aprender é um processo. E para essa atividade não há padrão, não há corpo ideal. É prática", pontua a instrutora. 

Para os alunos, participar do Segundo Tempo representa uma jornada de descobertas e, até, o início de um sonho. É o caso do estudante  Enzo Gabriel Pereira, de 11 anos, da Emef Jornalista Orlando Dantas. 

"Quero ser jogador de futebol e é muito legal poder ter um campo assim para a gente jogar. A minha mãe pega no meu pé para eu estudar, mas melhorei minhas notas depois que vim para o projeto", expressa o menino. Aluna da mesma turma do Enzo, Maria Rita Vieira, de 9 anos, também destaca as diferenças que observou em si após as aulas de dança. "Sinto meu corpo mais alongado e muita alegria quando venho para cá", explana o aluno.